'Carro voador' da Embraer tem quase 3 mil encomendas e passa por regulamentação

O 'eVTOL' da empresa brasileira passa por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil.

Conhecido popularmente como “carro voador”, o eVTOL (sigla para ‘veículo elétrico de pouso e decolagem vertical’) da Embraer aguarda regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O órgão é o responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no país.

São quase três mil encomendas do veículo, apesar de o início da operação estar previsto somente para 2026.

Na estrutura, ele é semelhante a um helicóptero, mas projetado para trajetos de curta distância, seja dentro de uma mesma cidade ou para locais próximos. Os carros voadores possuem motor elétrico, ao contrário dos helicópteros, que são movidos a querosene ou gasolina. As diferenças também passam pelas asas, que podem ser do tipo hélice ou fixas no eVTOL.

Regulamentação

A Anac realiza uma consulta setorial para receber sugestões para a certificação dos eVTOLs que serão produzidos pela Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer. Se tudo der certo, o modelo EVE-100 será fabricado em Taubaté (SP) e transformará o conceito de voos urbanos.

A consulta setorial segue até o dia 15 de março, no site da agência, e a expectativa é reunir ideias sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão fixados para o novo modelo de carro voador.

São aceitos comentários relacionados a requisitos como estruturas utilizadas, peso e centro de gravidade, teste de durabilidade de equipamentos, contenção contra propagação de incêndios, entre outros. A partir das sugestões, a Anac vai avaliar quais deles incorporar no regulamento final para os veículos.

Vale destacar que ainda não há um regulamento específico para os eVTOLs, porque o conceito é novo na aviação. No entanto, segundo a agência, os critérios utilizados serão baseados nos requisitos previstos nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).

“Então, é preciso criar um conjunto de regras e normas quando surge uma nova categoria. E essa consulta serve para provocar discussões e permitir que as pessoas que têm interesse na área falem e sugiram ideias. O momento delas é este. Isso é muito importante, pois deve-se ter muito cuidado na formação desse tipo de regulamento”, avalia o especialista em aviação Fernando Capuano.

‘Carro voador’ EVE-100

O modelo da Embraer terá alcance máximo de 100 quilômetros e poderá atender a 99% dos trajetos interurbanos, reduzindo o tempo de viagem de uma hora para 15 minutos. A ideia é tornar os voos urbanos mais rápidos e acessíveis à população.

Seu custo operacional será menor que o de um helicóptero, uma vez que o veículo é elétrico. Outras vantagens são o menor custo de manutenção e a redução na emissão de ruído, além de zero emissão de CO2.

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