Carro voador: empresa apresenta modelo que anda na terra e voa no ar; veja o valor
Segundo a fabricante, o Model A já tem mais de 3 mil encomendas e entregas previstas a partir de 2025.
Um carro voador totalmente elétrico, destaque na feira de tecnologia IFA 2024, promete revolucionar a mobilidade ao combinar eficiência terrestre e aérea. Desenvolvido pela Alef Aeronautics, o veículo pode circular pelas ruas e decolar verticalmente pelo ar, oferecendo uma alternativa ao congestionamento urbano.
A empresa já acumula mais de 3 mil encomendas do modelo batizado de “Model A”, que tem preço estimado em US$ 300 mil (cerca de R$ 1,7 milhão na conversão direta). As primeiras entregas estão programadas para 2025.
Além de andar tanto na terra quanto no ar, o carro voador se destaca pela eficiência energética e pelo cuidado com o meio ambiente.
Como funciona o Model A?
Model A (Foto: Divulgação)
O Model A é um veículo 100% elétrico com autonomia de até 321 quilômetros em solo e 177 quilômetros em voo. Ele possui hélices cobertas para garantir a segurança dos ocupantes e de pedestres, além de uma cabine projetada para manter a estabilidade durante a decolagem e o voo.
A Alef Aeronautics, fundada em 2015, desenvolveu internamente tanto o hardware quanto o software do carro voador, buscando manter a segurança por meio de monitoramento em tempo real dos sistemas principais.
Muitos detalhes técnicos sobre o funcionamento do veículo ainda não foram divulgados pela fabricante, mas o primeiro protótipo foi criado para circular nas ruas normalmente. O diferencial é sua capacidade de, quando necessário, fazer uma decolagem vertical e viajar do ponto A ao ponto B por cima do trânsito.
Concorrência no mercado
A meta da empresa sediada nos Estados Unidos sempre foi desenvolver um veículo sustentável, alinhado com valores ambientais. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, o primeiro protótipo foi construído em 2019 e realizou o desejo da marca de ter um produto acessível e eficiente.
Com pré-venda já em andamento e entregas previstas para o terceiro trimestre de 2025, o Model A deve enfrentar a concorrência de outras empresas que também estão desenvolvendo carros voadores.
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, apresentou recentemente um protótipo com asas e turbinas visíveis, embora sem capacidade de transitar nas ruas. A previsão é que o modelo brasileiro seja lançado em 2026.