Carros antigos são mais seguros que os modernos? Parece que sim
Estudo revela que a visibilidade nos carros modernos caiu, impactando a segurança de pedestres e ciclistas nas últimas décadas.
A segurança dos automóveis é frequentemente considerada superior em veículos modernos. Contudo, um estudo com foco na segurança de pedestres e ciclistas desafia essa percepção, mostrando uma realidade que levanta preocupações entre especialistas.
Este levantamento do Centro Volpe, em parceria com o Instituto de Segurança de Estradas (IIHS), revelou que as zonas cegas nos carros populares aumentaram substancialmente nos últimos 20 anos. A mudança coincide com o crescimento nas fatalidades de pedestres e ciclistas nos EUA.
Para medir isso, a pesquisa utilizou uma nova técnica e analisou a visibilidade direta do motorista em seis modelos fabricados entre 1997 e 2023. De maneira surpreendente, os dados mostraram que carros mais antigos, em certos aspectos, podem ser mais seguros.
Queda na visibilidade dos carros novos
A análise utilizou seis modelos populares, produzidos entre 1997 e 2023. Os focos foram três SUVs e uma picape, revelando que a visibilidade direta dos condutores nos veículos diminuiu significativamente.
Nos modelos Honda CR-V, Jeep Grand Cherokee e Chevrolet Suburban, a visibilidade frontal caiu até 58% em um raio de 10 metros.
Dados de visibilidade
Modelo | Ano | Visibilidade (%) |
---|---|---|
Honda CR-V | 1997 | 68 |
Honda CR-V | 2022 | 28 |
Chevrolet Suburban | 2000 | 56 |
Chevrolet Suburban | 2023 | 28 |
Ford F-150 | 1997 | 43 |
Ford F-150 | 2015 | 36 |
Carros de passeio: menor impacto, mas ainda preocupante
Enquanto SUVs e picapes foram os mais afetados, carros de passeio também sofreram com a diminuição da visibilidade direta do motorista.
O Toyota Camry teve uma queda de 61% em 2007 para 57% em 2023. Já o Honda Accord reduziu de 65% em 2003 para 60% em 2023.
Metodologia inovadora e preocupações futuras
David Harkey, presidente do IIHS, destacou a importância da nova técnica de medição, que usa software e câmeras portáteis para avaliar a visibilidade. Ele expressou preocupação com a possível ligação entre a diminuição da visibilidade e o aumento de mortes de pedestres.
“Precisamos investigar se esta é uma tendência mais ampla que pode ter contribuído para o recente aumento nas fatalidades de pedestres e ciclistas”, declarou.
Este estudo aponta uma questão crítica: enquanto a segurança dos ocupantes nos carros modernos avançou, a visibilidade do motorista, essencial para evitar acidentes, pode ter piorado. Esse fator levanta debates sobre a segurança dos mais vulneráveis nas estradas.