Carros chineses conquistam o Brasil: conheça os mais vendidos em 2025
Em 2025, marcas chinesas dominam o Brasil e BYD lidera o mercado elétrico com 77% de participação.
Em 2025, as marcas chinesas consolidam terreno no Brasil e tornam a disputa mais acirrada. Apesar de o segmento elétrico ainda ser incipiente, somou 44.827 de 1.232.600 licenciamentos até agosto, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Sozinha, a BYD responde por quase 77% desse mercado, um resultado expressivo. Juntas, as chinesas citadas alcançam 84,4% do segmento no país.
Entre as montadoras, a BYD ocupa a sétima posição geral de vendas, com 66.419 licenciamentos e 5,49% do mercado. Já a Caoa Chery aparece em 11º lugar, com 41.727 vendas e 3,4%, enquanto a GWM figura em 13º, com 23.016 unidades entre janeiro e agosto.
Nos híbridos, a BYD lidera e a GWM fecha o pódio em terceiro, reforçando o avanço das chinesas. O ranking envolve 15 fabricantes e inclui Caoa Chery, Omoda, Jaecoo e GAC.
Nos elétricos, a BYD retoma a liderança, e a GWM mantém o terceiro lugar. GAC e Omoda Jaecoo ficam em 6º e 7º, com Zeekr em 10º, Geely em 13º e JAC em 9º.
Panorama de vendas e posições no acumulado
Listamos os 25 carros chineses mais vendidos entre janeiro e agosto de 2025, com dados da Fenabrave e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Nesse cenário, Caoa Chery, BYD e GWM sustentam a dianteira graças à capilaridade e à produção local delineada.
Na ponta, o Caoa Chery Tiggo 7 soma 21.445 unidades; logo atrás, o BYD Dolphin Mini registra 19.516; em terceiro, o GWM Haval H6 alcança 16.509. Além disso, a BYD espalha força com o Song Pro (13.830), Song Plus (9.839), Dolphin (8.893) e King (8.301).
Top 25 modelos chineses (jan a ago)
Posição | Modelo | Unidades vendidas |
---|---|---|
1° | Caoa Chery Tiggo 7 | 21.445 |
2° | BYD Dolphin Mini | 19.516 |
3° | GWM Haval H6 | 16.509 |
4° | BYD Song Pro | 13.830 |
5° | Caoa Chery Tiggo 8 | 10.823 |
6° | BYD Song Plus | 9.839 |
7° | BYD Dolphin | 8.893 |
8° | BYD King | 8.301 |
9° | Caoa Chery Tiggo 5X | 8.254 |
10° | BYD Yuan Pro | 3.221 |
11° | GWM Haval H6 GT | 2.607 |
12° | BYD Seal | 1.973 |
13° | Jaecoo 7 | 1.946 |
14° | GWM Tank 300 | 1.884 |
15° | GWM Ora 03 | 1.880 |
16° | Caoa Chery Arrizo 6 | 1.201 |
17° | BYD Yuan Plus | 784 |
18° | BYD Shark | 765 |
19° | GAC GS4 | 674 |
20° | Omoda E5 | 422 |
21° | JAC e-JS1 | 368 |
22° | GAC Aion V | 263 |
23° | JAC Hunter | 260 |
24° | Zeekr X | 216 |
25° | GAC Aion Y | 213 |
Movimentações de agosto e destaques
O desempenho do Jaecoo 7 chama atenção: acumula 1.946 unidades e, em agosto, cravou 635 licenciamentos. Enquanto isso, a lista de agosto, com dados da consultoria K.Lume, trouxe oito modelos chineses entre os 50 mais vendidos.
Por fim, o compacto JAC e-JS1 supera a picape Hunter no acumulado, por 368 a 260 unidades.
A Foton Tunland quase entrou no top 25 do período, com 192 emplacamentos no total. Em agosto, a picape superou a BYD Shark e confirmou seu apetite no segmento. A Shark somou 66 licenciamentos, 20 a menos que sua rival, o que reforça a disputa entre as caminhonetes.
Para o consumidor, a combinação de variedade, tecnologia e presença regional impulsiona a demanda e favorece a comparação do custo total. Contudo, a evolução do crédito e da infraestrutura continuará sendo determinante para sustentar o ritmo de vendas.