Carros com câmbio automático que não são uma boa compra em 2024

Lista reúne carros usados com sistemas de transmissão automática que já estão ultrapassados e não valem mais a pena.

O câmbio automático é uma tecnologia que vem ganhando força no Brasil nos últimos anos, embora já exista há um bom tempo fora daqui. Pela longa trajetória, os sistemas sofreram transformações e tornaram-se mais eficientes, como naturalmente acontece.

Porém, muitos veículos com câmbios automáticos ultrapassados ainda estão à venda no segmento de usados. Esses carros possuem transmissões de quatro velocidades, que pecam bastante em desempenho e consumo.

Se você está em busca de um automóvel com câmbio automático e quer fugir de uma cilada, listamos os modelos fabricados pelas marcas Jeep, Kia, Mitsubishi, Nissan, Renault, Subaru, Suzuki, Toyota e Volkswagen que é melhor evitar.

Carros automáticos para evitar

Não quer ter uma dor de cabeça e acabar arrependido da compra? Confira os modelos com transmissão automática para passar longe.

Volkswagen

Uma das primeiras fabricantes a começar a eliminar o câmbio de quatro marchas no Brasil foi a VW, ainda em 2002, com Golf, Bora e Beetle. Até 2007, todos eles tinham outros tipos de transmissão.

Jeep

A montadora equipou os SUVs mais antigos com câmbio de quatro marchas, como o Cherokee até 2012, mas a partir de 2014, ele ganhou uma caixa de nove velocidades. O Wrangler, por sua vez, usou o sistema ultrapassado até 2011. No caso do Grand Cherokee, ele foi eliminado na linha 2004.

Toyota

O Corolla usou câmbio automático de quatro marchas até 2014, muito depois da maioria dos concorrentes. No RAV4, o componente seguiu até o fim das vendas no Brasil, em 2012. A mesma situação ocorreu com o Etios, que só se aposentou em 2021.

Já as picapes Hilux e SW4 com transmissão de quatro velocidades foram vendidas até 2011 nas versões equipadas com motor a diesel e até 2016 com motor flex.

Kia

Carens, Magentis e Picanto nunca tiveram transmissão automática com mais de seis marchas; ou seja, é melhor repensar a compra de qualquer um deles. O Cerato, por sua vez, ganhou transmissão de seis velocidades em 2011, o mesmo que ocorreu com o Soul um ano depois.

Já entre os SUVs, o Sportage ano/modelo 2010 foi o último com câmbio de quatro marchas da Kia vendido no Brasil.

Mitsubishi

A caixa desse tipo equipou Pajero TR4, Airtrek, Galant e Grandis por muito tempo, até 2015. Ela perdurou ainda mais na picape L200 e no SUV Pajero Dakar, já que só foi eliminada em 2018 nas versões com motor 3.5 flex. A boa notícia é que Pajero Full, Lancer, ASX e Outlander nunca tiveram quatro marchas.

Nissan

Os últimos modelos da Nissan com esse tipo de caixa foram o Tiida e o Livina, descontinuados em 2013 e 2014, respectivamente. A Frontier abandonou a tecnologia em 2017, e o Sentra, ainda mais cedo, em 2006.

Renault

A montadora francesa utilizou o câmbio de quatro marchas até 2021 nos modelos Captur e Duster com motor 2.0, e até 2022 no Duster Oroch. As versões 1.6 desses mesmos modelos têm usado câmbio CVT desde 2017 ou 2018. Já o Sandero e o Logan ganharam outras caixas em 2014 e 2013, respectivamente.

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