Carros da Coreia do Norte vão de Siena dos anos 90 a Corolla falso; veja detalhes

Visita do presidente russo ao país liderado por Kim Jong-un levanta curiosidades sobre a frota de veículos norte-coreana.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou uma visita rara à Coreia do Norte, país no leste da Ásia oficialmente denominado de República Popular Democrática da Coreia. O primeiro encontro dos líderes em 24 anos foi histórico em muitos sentidos, mas uma das coisas que chamaram a atenção foram os presentes.

Kim Jong-un recebeu de Putin uma limusine russa com visual que remete aos modelos ZIL da União Soviética, a Aurus Senat. O veículo, produzido em uma fábrica a cerca de mil quilômetros de Moscou, é utilizado no transporte oficial da presidência da Rússia.

É de conhecimento popular que o líder norte-coreano é um amante dos carros e possui uma grande coleção de veículos de luxo, todos levados à Coreia do Norte de forma clandestina. Apesar das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), o país conseguiu criar um mercado automotivo nacional bem peculiar.

Uma das nações mais isoladas do mundo, o país asiático não fornece quase nenhuma informação oficial sobre os automóveis disponíveis por lá. Quase todos os detalhes que vêm a público são oferecidos pelos poucos visitantes que vão até lá.

Frota de veículos da Coreia do Norte

Segundo um usuário do China Cars Forums, fórum de entusiastas do ramo automotivo, “copiar” automóveis famosos de outras marcas é uma prática muito comum na Coreia do Norte. O Pyeonghwa Hwiparam 1622, por exemplo, é quase um clone do Toyota Corolla da geração vendido no Brasil entre 2015 e 2019.

Pyeonghwa Junma Foto: Reprodução

A Pyeonghwa Motors foi fundada em 1999 pela Igreja da Unificação da Coreia do Sul. A marca produz não apenas o Hwiparam, mas também o Junma, uma cópia do SsangYong Chairman, este baseado no Mercedes Benz W124. Outro modelo é o Pronto, um clone do Hyundai Porter.

Símbolo da Política do Raio de Sol, um projeto de paz iniciado pela Coreia do Sul, a montadora já trabalhou em parceria com a fabricante chinesa Brilliance Auto para produzir vans Jinbei Haise, inspiradas nos Toyota Hiace mais antigos.

Pyeonghwa Hwiparam 1622 (Foto: Reprodução)

Outra grande marca de veículos do país é a Sungri Motor Plant, que existe desde 1950, e tem no portfólio o Jaju, baseado no Volkswagen Passat. Ela também fabrica o Hwiparam, que copia a primeira geração do Fiat Siena. O modelo já saiu de linha no Brasil, mas segue em produção na Coreia do Norte.

A prática de basear os veículos norte-coreanos em carros antigos é uma necessidade relacionada à falta de acesso a componentes modernos e novas tecnologias, além de um resultado das sanções econômicas e políticas às quais a nação está submetida.

A visita recente de Putin ilustra como o mercado automotivo norte-coreano conseguiu se adaptar aos desafios e construir algo totalmente novo.

você pode gostar também