Carros elétricos e a gasolina custam quase o mesmo nos EUA. O que explica isso?
Valores muito semelhantes de modelos eletrificados e a combustão chamam atenção dos consumidores norte-americanos.
Os veículos elétricos, desde sua chegada ao mercado internacional, tinham preços muito mais altos do que os modelos com motor a combustão. Há cerca de dois anos, um comprador precisava desembolsar cerca de 17 mil dólares a mais, em média, se preferisse um carro elétrico em vez de um a gasolina.
Mas o cenário se transformou rapidamente. Hoje, a assimetria de preço entre os dois tipos de motorização está em torno de 5 mil dólares, segundo a consultoria Cox Automotive. Os dados mostram uma diferença de 11% em relação ao preço médio de um automóvel zero-quilômetro em fevereiro de 2024, quase a mesma diferença de valor entre optar por um modelo mais básico e o topo de linha de alguns carros.
Nos últimos meses, a Tesla cortou tanto os preços de seus elétricos que atualmente eles custam quase o mesmo que os modelos a gasolina. No entanto, vale citar que parte dessa queda é resultado da demanda menor, uma vez que os consumidores não estão comprando tanto quanto as revendedoras e fabricantes previam.
Ao passo que o entusiasmo inicial pelos elétricos passa, a indústria precisa lidar com as preocupações sobre a infraestrutura de recarga e os altos investimentos. Para enfrentar essa situação, as concessionárias têm anunciado descontos em seus estoques de carros a bateria, e os preços médios caíram 2 mil dólares somente no mês passado.
Continuaremos a ver cortes de preços ou descontos simplesmente porque há estoque, e (as concessionárias) estão realmente tentando vendê-los”, afirmou Stephanie Valdez Streaty, diretora da Cox Automotive.
Para os norte-americanos que querem comprar um automóvel novo e consideram versões elétricas, essa é uma boa notícia. “O preço é sempre uma das principais barreiras para a adoção; portanto, acho que chegar à paridade de preços é fundamental”, acrescentou.
Carros que ficaram mais baratos
O popular SUV Model Y e o sedã Model 3 são dois modelos da Tesla que ficaram mais baratos nos Estados Unidos. O primeiro caiu de 47 mil dólares em 2023 para 39 mil dólares em 2024, na média, considerando todas as versões. Já o segundo passou de 70 mil para 52,5 mil dólares no mesmo período.
A tendência deve continuar a longo prazo, sobretudo porque o custo das baterias, que são o componente mais caro dos produtos, vem caindo nos últimos anos. Segundo relatório da empresa de consultoria em tecnologia Gartner, o custo de fabricação de um carro elétrico deve chegar ao mesmo nível dos veículos movidos a gasolina já em 2027.