Carros elétricos mais baratos? Preço da bateria LFP recua 51% na China

Componente essencial para a produção de carros eletrificados registra queda de preço na China, seu maior fabricante mundial.

A bateria é um dos componentes mais caros dos carros elétricos, portanto, seu custo influencia diretamente no valor que a marca cobra pelos modelos. Segundo levantamento recente da Bloomberg, o preço das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) recuou 51% na China, o que é uma boa notícia para o consumidor final.

O movimento de queda registrado no maior fabricante mundial do componente tende a fazer os preços dos veículos eletrificados caírem, considerando seu peso no valor final do automóvel. Porém, é importante lembrar que a indústria está sujeita a taxas e impostos.

Ainda assim, a expectativa dos especialistas é de mudança nos próximos anos, possivelmente a uma velocidade acelerada. A baixa expressiva nos preços das baterias terá um impacto importante na popularização dos modelos menos poluentes, que ainda são inacessíveis para boa parte da população.

Preço das baterias em queda

A Bloomberg aponta que o custo das células de fosfato-ferro-lítio (LFP) caiu 51% em apenas um ano na China, para cerca de US$ 53 por kWh. O valor está abaixo de US$ 100 kWh desde outubro de 2023.

Segundo os analistas, a explicação é o recuo no preço das matérias-primas, que registraram desvalorização de 20% no período, além da investida das fabricantes para cortar preços para garantir sua participação no mercado.
Outra questão é o forte investimento das empresas em pesquisa e desenvolvimento com foco na redução dos custos de fabricação, inclusive em serviços de automação de ponta.

Cabe lembrar ainda que a China fabrica um volume de baterias superior à demanda global por carros elétricos, excesso de oferta que acaba derrubando o valor do produto.

Bateria LFP (Foto: Reprodução/Youtube)

Carros elétricos mais baratos

O reflexo da baixa nos preços das baterias já é sentido pelos chineses, onde existem automóveis elétricos mais baratos até que sua versão a combustão. No Brasil, o equivalente seria a Renault vender o Kwid e-Tech por menos que os R$ 73.640 cobrados pelo Kwid Zen.

Ainda vai demorar um pouquinho, possivelmente alguns anos, para que essa redução no preço das baterias possa ser sentida diretamente nos carros elétricos vendidos aqui.

Também é importante destacar que os eletrificados, grupo que inclui os híbridos, serão taxados com alíquotas maiores nos próximos anos. Isso pode impedir que as marcas ofereçam seus modelos a preços mais competitivos porque “neutraliza” a queda nos custos com a bateria.

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