Carros elétricos: vender um modelo a bateria dá lucro ou prejuízo?

Pesquisa da consultoria Bright Consulting revela se vale a pena ou não vender um veículo elétrico em 2024.

A indústria e o mercado ainda estão se adaptando à profunda mudança causada pela chegada dos carros eletrificados, sobretudo os elétricos. Muitas perguntas sobre esses modelos continuam sem resposta, mas outras já são possíveis de serem respondidas.

Uma das preocupações dos compradores de automóveis elétricos é o valor de revenda. Para a alegria desse público, a maioria dos automóveis a bateria vendidos atualmente dão lucro, segundo pesquisa da consultoria Bright Consulting.

Porém, os modelos que geram perdas podem levar a um prejuízo de cerca de US$ 50 mil por unidade ou até US$ 270 mil em alguns casos. O valor mais elevado é equivalente ao rombo médio observado pelos proprietários dos veículos da Lucid Motors no segundo trimestre de 2024.

Mas não se engane ao pensar que apenas as marcas menores perdem: a Ford registrou um prejuízo de US$ 2,5 bilhões no segmento de carros elétricos neste ano, ou cerca de US$ 50 mil por unidade vendida, o que levou a uma mudança nos planos da marca.

As montadoras sentem o peso até no maior mercado de automóveis do mundo, a China, onde a BYD e a Li Auto são as duas únicas fabricantes de veículos eletrificados a dar lucro. A informação é de Song Liping, presidente da Associação Chinesa para Empresas de Capital Aberto (CAPCO).

Tesla lucra, ao menos no papel

Foto: Shutterstock

Do outro lado do globo, a norte-americana Tesla declara que também registra lucro mesmo com sua agressiva política de descontos. De acordo com a marca de Elon Musk, o ganho foi de pouco mais de US$ 9 mil por unidade no quarto trimestre de 2022.

No primeiro trimestre de 2023, o lucro médio aumentou para US$ 14 mil por carro, mesmo com a queda nos preços dos veículos. A Bright questiona os dados oficiais e afirma que a fabricante deveria ter perdido US$ 5 mil por unidade se tivesse mantido a margem de lucro no mesmo patamar.

A superação dos desafios no segmento de carros elétricos passa pelo investimento no desenvolvimento de baterias mais leves e duráveis, permitindo que esses modelos alcancem uma durabilidade comparável à dos veículos a combustão. Hoje, um pacote de baterias custa cerca de US$ 30 mil.

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