Carros feitos no Brasil ficarão mais baratos? Parece milagre, mas é uma possibilidade
Motor ronronando, bolso sorrindo e natureza agradecendo. Será?
O Brasil está prestes a vivenciar uma mudança significativa no mercado automotivo. A aprovação do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) traz novas perspectivas para a indústria.
Este programa é uma extensão do Rota 2030, direcionado a impulsionar a sustentabilidade e a inovação tecnológica no setor.
A principal novidade é a substituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo novo IPI Verde, que será regulamentado em breve.
Este tributo adotará um sistema de “bônus-malus”, recompensando veículos menos poluentes com alíquotas menores e penalizando os mais poluentes com taxas maiores.
Além disso, o governo planeja lançar um programa chamado Carro Sustentável, que promete diminuir o custo dos veículos mais acessíveis.
O projeto visa retomar os “carros populares”, oferecendo incentivos a modelos específicos fabricados no Brasil, com motor 1.0 e até 90 cv.
Detalhes do Carro Sustentável
O programa Carro Sustentável inclui veículos com motores 1.0 aspirados, excluindo os modelos turbo e eletrificados. Estão previstas medidas de incentivo que podem abranger tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Veja a seguir a lista dos modelos:
- Chevrolet Onix e Onix Plus;
- Citroën Basalt Feel e C3;
- Fiat Argo, Cronos Drive e Mobi;
- Hyundai HB20 e HB20S;
- Peugeot 208;
- Renault Kwid;
- Volkswagen Polo e Tera MPI.
Não é a primeira vez que o governo federal adota medidas para promover a venda de “carros populares”. Nos anos 1990, incentivos fiscais foram oferecidos para modelos com motor 1.0, e mais recentemente, em 2023, houve redução do IPI e do PIS/Cofins para veículos até R$ 120 mil.
Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)
Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Opiniões divergentes sobre o impacto do programa
O especialista Milad Kalume Neto acredita que tais estímulos favorecem o consumo imediato, em vez de investirem no desenvolvimento tecnológico.
“Seria mais eficaz direcionar recursos para fomentar indústrias de baterias no Brasil”, opina Milad.
O novo programa pode ser anunciado em breve, logo após o aumento na alíquota de importação de veículos eletrificados, em vigor desde 1º de julho de 2025.
A expectativa é que o governo divulgue mais detalhes nas próximas semanas, incluindo data de início, duração e critérios para exclusões.