Carros serão descontinuados em 2026 e modelos que você ama podem sumir

Indústria automotiva se prepara para despedidas de modelos até 2026, com foco na eletrificação e SUVs.

A eletrificação da indústria automotiva tem acelerado cortes e substituições, e em 2025 o mercado já se prepara para despedidas importantes. Em 2026, carros tradicionais devem desaparecer do Brasil e do mundo, deixando muitos motoristas insatisfeitos.

A migração para SUVs e a simplificação de portfólios redefinem investimentos globalmente. Montadoras na Alemanha, México e Áustria concentram esforços em projetos elétricos, enquanto os Estados Unidos e o Brasil acompanham a mudança com lançamentos estratégicos e cortes ajustados à demanda do consumidor.

Nesse cenário cada vez mais competitivo, muitos modelos que estão de saída ou com fim de produção encaminhado.

Carros que vão sair de linha até 2026

Diversas montadoras já anunciaram a descontinuação de modelos importantes, refletindo mudanças nas demandas do mercado e na transição para veículos elétricos. Entre os que deixarão de ser produzidos até 2026 estão sedãs e hatchbacks, alguns com décadas de história, afetando tanto a linha de entrada quanto veículos mais sofisticados.

Nissan Versa

O Nissan Versa, produzido no México e destinado aos EUA e ao Brasil, tende a sair de cena a partir de 2026 em vários mercados, sem garantia de uma nova geração. O movimento reflete a migração para SUVs e a priorização de projetos elétricos. Aqui, o sedã segue à venda em 2025 e ganhou a versão SR.

Foto: Divulgação/Nissan

Audi A4

Caso emblemático, o Audi A4 a combustão saiu do Brasil em 2022 e se despedirá globalmente em 2026. A mudança está ligada a uma estratégia da marca que separa pares e ímpares: o A4 e-tron assume o papel elétrico, enquanto o A5 cobre gasolina e diesel.

No Brasil, o A5 por R$ 379.990 utiliza um motor 2.0 TFSI de 272 cv e 40,8 kgfm e encerra o ciclo a combustão.

Audi A7

O Audi A7 também encerrará sua jornada global em 2026, dentro da reorganização da marca. No Brasil, a saída ocorreu em 2022, substituído pelo A6 e-tron com bateria de 100 kWh, 367 cv, 57,6 kgfm, autonomia de 445 km e preço de R$ 649.990. Assim, a Audi simplifica a gama e prioriza projetos eletrificados.

BMW Série 8

A BMW Série 8 caminha para o fim até 2026 no cenário global, com cortes faseados por carroceria e motorização. A marca redireciona esforços para conceitos eletrificados e racionaliza investimentos.

No Brasil, o 850i deixou de ser importado em 2020, antecipando a retração.

Foto: Divulgação/BMW

BMW X4

O BMW X4, SUV cupê médio, encerrará a produção global por volta de 2025 em alinhamento ao reposicionamento do X2, X3 e X6. A segunda geração do X2 cresceu em tamanho e luxo, tornando o X4 redundante em participação. Por aqui, o X2 chegou em 2018 e, em 2024, ganhou formato de SUV cupê.

BMW Z4

O roadster BMW Z4, produzido por terceirizados na Áustria, conclui o ciclo mundial até 2026, sem substituto direto anunciado. No Brasil, a linha saiu do catálogo em 2022, encerrando as vendas locais. Entretanto, a marca mantém o foco em novas arquiteturas eletrificadas.

Porsche 718 Boxster e 718 Cayman

A Porsche desligará os 718 Boxster e 718 Cayman a combustão em 2025 para abrir espaço à nova geração elétrica, prevista entre 2026 e 2027. A proposta preserva o espírito esportivo com um ou dois motores. No Brasil, as últimas unidades a combustão seguem disponíveis.

Foto: Divulgação/Porsche

Porsche Macan

Com a nova geração, o Porsche Macan virou elétrico e empurra a versão a combustão para a saída. A marca de Stuttgart acompanha o ritmo da eletrificação e calibra a oferta conforme a demanda. Assim, possíveis ajustes podem prolongar os estoques em mercados específicos.

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