Carros Voadores: Embraer lidera vendas em ranking internacional
A Embraer já acumulou um impressionante total de 2.850 pedidos para essas aeronaves, conhecidas como "carros voadores".
A subsidiária da Embraer, a Eve, lidera o ranking internacional de demanda por Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical (eVTOLs), popularmente conhecidos como “carros voadores”. A informação vêm do Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada (AAM Reality Index) da SMG Consulting.
A empresa brasileira já acumulou um impressionante total de 2.850 pedidos para essas aeronaves, superando significativamente outras concorrentes do setor.
Os planos da Embraer indicam que os eVTOLs, também chamados de “carros voadores”, entrarão em operação em 2026. Além disso, o primeiro voo está programado para ocorrer já em 2024.
A produção dessas aeronaves acontecerá na cidade de Taubaté, localizada no interior de São Paulo. Os pedidos já realizados para a fabricante totalizam mais de US$ 8 bilhões, aproximadamente R$ 38 bilhões, em vendas.
Em comparação, a empresa britânica Vertical Aerospace possui 1.425 pedidos em andamento, enquanto a chinesa Ehang ocupa o terceiro lugar com 1.256 encomendas para os “carros voadores”. Empresas dos Estados Unidos, como Electra e Elroy Air, registram 1.200 e 920 pedidos, respectivamente.
Na sexta e sétima posições do ranking estão a alemã Lilium e a francesa Ascendance Flight Technologies. A sueca Heart Aerospace se encontra em nono lugar, enquanto a japonesa Skydrive está em 14°.
Vendas Confirmadas
A lista da SMG também revela o ranking de empresas com “pedidos firmes”, ou seja, pedidos cuja venda foi confirmada. Nessa categoria, a Embraer não possui pedidos firmes até o momento, com a liderança pertencendo à Beta Technologies dos Estados Unidos, que acumula 184 pedidos firmes. A chinesa Ehang aparece em segundo lugar, com 169 pedidos firmes.
A expectativa é que a aeronave da Embraer inicie operações comerciais como um táxi aéreo em 2026, oferecendo viagens de até 15 minutos a preços semelhantes aos de táxis executivos. Inicialmente, as corridas estarão disponíveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
O principal objetivo dessas aeronaves é contribuir para a redução de ruídos e emissões poluentes, eventualmente substituindo os helicópteros a combustão. O serviço será semelhante ao Uber, permitindo que os usuários efetuem pagamentos e reservas de corridas por meio de seus dispositivos móveis.