Catar sediará corrida anual de F1 a partir de novembro
O Grande Prêmio do Qatar acontecerá no dia 21 de novembro no Circuito Internacional de Losail, uma pista perto da capital do Qatar, Doha.
O Qatar deve sediar sua primeira corrida do Grande Prêmio de Fórmula 1 ainda este ano, depois que o país do Oriente Médio chegou a um acordo de longo prazo na quinta-feira com os organizadores do evento.
Após a corrida inicial deste ano, o Catar se tornará um anfitrião regular a partir de 2023 e com duração de pelo menos 10 anos.
O Grande Prêmio do Qatar acontecerá no dia 21 de novembro no Circuito Internacional de Losail, uma pista de 3,43 milhas localizada perto da capital do Qatar, Doha, e que normalmente hospeda corridas de motos, incluindo uma rodada da MotoGP.
A corrida servirá como a 20ª rodada da temporada de F1 de 2021, substituindo o Grande Prêmio da Austrália, que os organizadores cancelaram em julho devido a rígidas restrições de viagens instituídas pelo governo australiano. Ele precederá o Grande Prêmio da Arábia Saudita, que também é um novo evento no calendário da F1. Uma corrida em Miami também será adicionada ao calendário a partir de 2022.
Embora haja uma vontade de adicionar o Qatar ao calendário da F1 por mais de uma década, não houve qualquer sugestão de que a F1 estava preparada para adicionar outra corrida no Oriente Médio. De acordo com os organizadores, as negociações só aconteceram depois que o Catar se preparou para sediar uma corrida após o cancelamento da corrida australiana.
“Havia uma forte vontade do Catar de ajudar a F1 e, no decorrer desse processo, a visão de uma parceria mais longa foi discutida e acordada por 10 anos”, disseram os organizadores em um comunicado.
Os organizadores também disseram que uma casa permanente para o Grande Prêmio do Qatar será anunciada em uma data posterior, sugerindo que as corridas futuras podem não ser realizadas em Losail.
Para o Catar, a corrida é mais uma forma de o país impulsionar o turismo, buscando diversificar suas receitas fora do setor de energia. O país também deve sediar a Copa do Mundo FIFA em 2022, a primeira vez que o evento será realizado no Oriente Médio, bem como um salão do automóvel bienal compartilhado com os organizadores do Salão Internacional do Automóvel de Genebra.