Chefão da Bugatti Rimac questiona potência do novo supercarro da BYD

Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac, levanta questionamentos sobre a capacidade real do Yangwang U9.

Mate Rimac, diretor-executivo da Bugatti Rimac, expressou dúvidas em relação ao Yangwang U9 Nürburgring Edition, da BYD. O novo modelo chinês, anunciado recentemente, promete uma potência impressionante de 3.000 cv, mas Rimac acredita que este desempenho pode não ser alcançável na prática.

Em discussões realizadas no Facebook, Rimac analisou as especificações técnicas do U9. Ele destacou o uso de uma bateria de fosfato de ferro e lítio de 80 kWh, comum em veículos elétricos chineses devido ao menor custo e resistência à degradação.

Segundo o executivo, essa tecnologia de bateria não suporta altas taxas de descarga, necessárias para sustentar a potência prometida pelo U9.

O executivo, com experiência no desenvolvimento do hipercarro elétrico Nevera, que possui 2.012 cv, discute as limitações práticas dessa configuração de bateria. Ele afirma que, mesmo com motores capazes de atingir a potência combinada de 3.000 cv, a capacidade de descarga das células LFP restringiria a entrega total de energia.

Especificações técnicas e desafios

O uso de baterias LFP, embora vantajoso em termos de custo e durabilidade, impõe restrições à descarga rápida de energia. Rimac estima que seria necessário um índice de descarga de 20+C para viabilizar os 3.000 cv, algo que ele considera improvável.

Comparação com o Nevera

O Nevera da Bugatti Rimac, com 2.012 cv, também enfrenta desafios semelhantes, mas é otimizado para maximizar aderência e desempenho.

Rimac observa que, para o U9, a gestão da potência por roda pode oferecer flexibilidade na pista, mas a tração seria um limitador significativo a menos que o carro atinja velocidades superiores a 240 km/h.

Impacto no mercado de supercarros

Apesar de não haver intenção anunciada pela BYD de competir pelo recorde de Nürburgring, Rimac observa que o Nevera permanece firme com 24 recordes de desempenho.

A corrida pela supremacia em aceleração continua, mas as preocupações levantadas pelo executivo croata sobre as limitações tecnológicas do U9 podem manter o Nevera em posição privilegiada por enquanto.

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