Chefão da Toyota dá declaração polêmica sobre veículos elétricos

Akio Toyoda afirma que elétricos são "três vezes mais sujos" que híbridos, mas estudos globais refutam alegações.

Akio Toyoda, presidente da Toyota, reacendeu o debate sobre a eficácia ambiental dos veículos elétricos ao afirmar que um carro elétrico polui tanto quanto três híbridos. A declaração foi baseada na matriz energética do Japão e no impacto ambiental das baterias.

O executivo, que lidera a Toyota desde 2009, defende a prudência na transição para veículos totalmente elétricos. Ele argumenta que a mudança abrupta pode ameaçar milhões de empregos no setor automotivo, além de não representar um ganho ambiental significativo.

A Toyota já vendeu cerca de 27 milhões de híbridos desde o lançamento do Prius, em 1997. Segundo Toyoda, esses veículos têm uma pegada de carbono equiparável à de 9 milhões de carros elétricos. No entanto, suas alegações encontram resistência em análises internacionais.

Análises técnicas contradizem Toyoda

Estudos de importantes agências internacionais indicam que, mesmo em matrizes energéticas consideradas “sujas”, veículos elétricos são menos poluentes do que seus equivalentes a gasolina. Em um cenário global, os elétricos emitem 51% menos CO₂ do que carros a combustão.

No Brasil, onde 88% da energia é proveniente de fontes renováveis, carros elétricos são ainda mais vantajosos ambientalmente. Com apenas 7 gCO₂/km, eles superam veículos a etanol e gasolina, cujas emissões podem chegar a ser 16 vezes maiores.

Os motores elétricos convertem até 77% da energia em movimento, enquanto os motores a combustão aproveitam apenas 30%. Essa eficiência explica a vantagem ambiental dos elétricos, a qual tende a aumentar com a descarbonização global das matrizes energéticas.

Produção de baterias e impacto ambiental

Embora a fabricação de baterias contribua para as emissões de CO₂, esse impacto é rapidamente neutralizado. Em países com matrizes energéticas menos limpas, os veículos elétricos “pagam” essa dívida ambiental em cerca de dois anos de uso.

Tendência mundial e posicionamento da Toyota

A descarbonização avança globalmente, com países substituindo usinas a carvão por renováveis. A Toyota, apesar das críticas de Toyoda, investe em veículos elétricos e planeja diversificar seu portfólio para atender a regulamentações ambientais e demandas de mercado.

A ciência é clara ao apontar que veículos elétricos são mais limpos do que híbridos e carros a combustão, mesmo considerando a produção de baterias.

Em meio a tantos dados e pesquisas, a declaração do chefão da montadora japonesa não encontra respaldo em análises científicas, especialmente no contexto brasileiro.

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