Chega de prejuízo! Conheça a melhor estratégia para enfrentar buracos

Adotar a técnica correta ao passar por buracos pode reduzir danos ao veículo e aumentar a segurança do motorista nas estradas e ruas brasileiras.

As estradas brasileiras apresentam desafios diários aos motoristas devido à presença de buracos e outras irregularidades que podem transformar um simples passeio em um prejuízo imenso. Entender a técnica adequada para passar nesses trechos é essencial para evitar problemas.

A maneira como se enfrentam esses obstáculos pode impactar significativamente na integridade do veículo e na segurança. Portanto, vale a pena ter atenção na hora de passar por um buraco ou rachadura na pista.

Importância da técnica adequada

Um dos métodos mais eficazes, segundo especialistas, é acelerar levemente em vez de frear. Isso permite que as rodas passem “flutuando” sobre os buracos, abordagem que reduz os danos à suspensão e mantém a estabilidade do veículo.

A física da inércia ajuda a compreender essa técnica. Acelerando antes de um buraco, o carro mantém-se em movimento, minimizando o impacto, princípio conhecido como inércia. Contudo, é necessário adaptar a velocidade às condições da estrada para garantir segurança ao “voar” sobre crateras.

Evitar frear abruptamente é fundamental, pois isso transfere o peso do veículo para a frente, comprometendo a suspensão dianteira. Cleber Willian Gomes, professor de engenharia, ressalta que manter a distribuição de peso uniforme é crucial para evitar danos.

Manter a velocidade pode ajudar a manter a distribuição de peso mais uniforme, reduzindo o impacto na suspensão e possíveis danos com maior severidade”, explica.

Assim como em montanhas-russas, a continuidade da velocidade ao passar por irregularidades minimiza vibrações. Isso protege o veículo de danos mais severos, especialmente em estradas de terra.

E os motociclistas?

As técnicas para motociclistas diferem ligeiramente. Segundo a Yamaha Racing Academy, é importante elevar o quadril do assento para reduzir o impacto corporal e manter os joelhos semiflexionados presos à moto, como uma espécie de extensão das molas, o que vai reduzir o atrito.

Além disso, manter uma aceleração constante em vias asfaltadas ajuda na superação dos buracos. Já no off-road, a dica é elevar a posição do corpo com os pés nas pedaleiras, inclinar o tronco levemente para trás, manter os braços semiflexionados para fora e acelerar, mantendo uma trajetória retilínea.

Tanto para carros quanto para motocicletas, a recomendação é passar pelos buracos na vertical e com confiança na técnica. Essas práticas não apenas protegem o veículo, mas também garantem maior segurança ao condutor.

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