Chega de touchscreen! Botões físicos vão voltar com tudo aos carros; saiba o motivo

No entanto, não se trata de um saudosismo e nem uma onda retrô; neste caso, é uma questão de segurança.

As telas touchscreen nos carros são sinônimo de status, modernidade, conforto e até mesmo deixam os carros mais bonitos por dentro. Nos últimos anos, as grandes montadoras e fabricantes praticamente aboliram os tradicionais botões em muitos veículos, especialmente os de luxo.

Entretanto, também se atentou que as telas sem botões estão aumentando a distração dos motoristas. Isso ocorre porque, muitas vezes, para se chegar a um determinado sistema, é necessário acessar vários menus até alcançar o objetivo.

Com isso, aumenta também o risco de acidente com o carro. Do mesmo modo que já existe essa preocupação em relação ao uso do celular ao volante, algo que é proibido pelos códigos de trânsito pelo mundo.

Comandos físicos serão exigidos

Uma publicação do jornal ‘The Times’, do Reino Unido, anunciou que a Euro NCAP, órgão responsável pela avaliação de segurança dos veículos, voltará a exigir os chamados botões físicos nos carros, e isso começará a acontecer gradualmente a partir de 2026.

Afinal de contas, com os botões, os motoristas podem agir de forma mais intuitiva e não precisam se distrair. Consequentemente, há a expectativa de diminuir o risco de acidentes, muitos deles até mesmo fatais para os ocupantes dos carros.

Entre os diversos motivos que levaram as empresas a optarem pela tecnologia touchscreen, estão não apenas o luxo, mas também a economia e a facilidade de montagem.

Com essas telas onde apenas um toque resolve, não se usam grandes quantidades de fios e, assim, acaba-se também otimizando o espaço físico dos carros. No entanto, isso vai ter que voltar atrás, visando algo mais importante: a segurança e a integridade do condutor.

Aumento do grau de segurança

A NCap é uma empresa que pode atribuir cinco estrelas no teste de segurança para os veículos. Por isso, é tão cobiçada por diversas empresas, que costumam seguir o que ela determina.

Desta maneira, para uma fabricante ter cinco estrelas na segurança do carro, vai precisar voltar aos velhos botões. E, como dito acima, não se trata de retrocesso, mas de necessidade e funcionalidade.

Agora, essas medidas que começam na Europa também vão impactar na produção dos carros aqui no Brasil nos próximos anos, assim como acontece com outros assuntos ligados a veículos.

Portanto, o uso do dedo na tela é algo que será reduzido nos próximos anos, priorizando os botões convencionais e garantindo maior segurança para todos dentro do trânsito.

você pode gostar também