Chevrolet Celta voltará mesmo ao Brasil? Saiba a verdade
Retorno do hatch popular que foi sucesso de vendas no país circula há algum tempo, mas nunca foi confirmado.
O Chevrolet Celta foi o décimo carro usado mais vendido do Brasil em maio de 2024, com 19.710 unidades comercializadas no mês. Mesmo quase dez anos após sair de linha, o hatch popular que foi sucesso de vendas no segmento de novos segue tendo alta procura no mercado de segunda mão.
Nos últimos anos, a possível volta do Celta ao país tem sido amplamente comentada, mas a montadora nunca confirmou a possibilidade. Nas redes sociais, os fãs do carro e até pessoas ligadas à indústria dizem que o assunto é discutido a portas fechadas.
Infelizmente, as informações sobre o retorno do modelo não passam de especulações e estão bem fora da realidade.
Foto: Horizon_Illustration/Shutterstock
Chevrolet Celta pode voltar para o Brasil?
Lançado no Brasil em 2020 como rival de Uno Mille, Ford Ka e VW Gol, o hatch da Chevrolet ficou em linha por 15 anos antes de se aposentar em 2015. Nesse período, foram mais de 1,5 milhão de unidades produzidas.
Os internautas que falam sobre o possível retorno usam imagens do Aveo, outro carro da GM recém-lançado no México, equipado com motor 1.5 de quatro cilindros que gera 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. No país de origem (China) ele é vendido pela SAIC com o nome de Wuling, mas supostamente poderia desembarcar por aqui com o nome de Celta.
Uma nova estreia no país não faz muito sentido atualmente, em um cenário de carros de entrada na faixa dos R$ 70 mil, como Fiat Mobi e Renault Kwid. A questão ainda passa pelas novas regras de emissões e segurança do governo, nas quais o Aveo não se enquadra muito bem.
Para chegar ao mercado nacional, o modelo teria que passar por modificações que deixariam seu preço bem menos competitivo do que lá fora. Além disso, o Onix já ocupa o espaço de carro de entrada da marca, portanto, faria pouco sentido para a Chevrolet lançar um veículo para competir com ele.
Outra questão que afasta um eventual relançamento do Celta são os planos da montadora, que tem como novo foco a produção de SUVs e híbridos. Com todos esses argumentos, o retorno ao Brasil é mais do que improvável.