Chevrolet Onix: 5 fatos pouco conhecidos sobre um dos carros mais vendidos do Brasil

Enquanto espera a próxima geração do modelo, veja alguns fatos pouco conhecidos sobre ele.

O Chevrolet Onix foi o terceiro carro mais vendido do Brasil no primeiro semestre, com 43.603 unidades emplacadas, atrás apenas da Fiat Strada e do Volkswagen Polo. A forte presença no ranking de vendas demonstra o sucesso do carro no país.

A atual geração do modelo foi apresentada em 2019 e teve uma recepção muito positiva em termos de design, mas outra repaginada deve estar chegando em breve. Mesmo com todo esse sucesso, existem alguns fatos sobre o compacto que muitos não conhecem.

5 segredos sobre o Chevrolet Onix

Foto: Divulgação/Chevrolet

Enquanto o mercado espera a chegada da próxima linha do hatch com injeção direta para os motores 1.0 turbo e 1.2 turbo, vamos conferir cinco coisas que muitos não sabem sobre ele. Veja 5 fatos desconhecidos sobre o Chevrolet Onix:

1. Parente do novo Corsa

O desenvolvimento da atual geração do hatch ocorreu enquanto a Opel ainda integrava a General Motors; por isso, o novo Corsa teria a mesma base do icônico compacto. Com a saída da marca para a Stellantis, o projeto virou o Buick Excelle sedã e nem chegou perto de vir ao Brasil.

2. Parceria intercontinental

A segunda geração do modelo foi desenvolvida em uma parceria entre Brasil e China, ao contrário da primeira. No país asiático, ele foi lançado apenas na versão sedã e amargou um fracasso nas vendas, por isso já saiu de linha. O Onix que temos aqui é produzido apenas nacionalmente.

3. Segunda geração foi global

Produzido no México em 2020, a segunda geração foi global naquela época, mas isso acabou junto com a produção no país. Já a fabricação chinesa durou de 2019 a 2024. Atualmente, o modelo é fabricado no Brasil, na Argentina e no Uzbequistão.

4. Modelo antigo resiste

O modelo antigo do Chevrolet continua em produção na Colômbia, assim como o Prisma, que seguem disponíveis nas versões Joy e Joy Plus. Ele também é exportado para a Venezuela e o Equador, coexistindo com a segunda geração de Onix e Onix Plus brasileiros.

5. Agile salvou a GM

Durante o período de transição iniciado após a Chevrolet parar de vender carros da Opel no Brasil, a montadora se viu em maus lençóis. Foi nesse contexto que o Agile surgiu como salvador da GM e possibilitou o desenvolvimento do Onix, além de Prisma, Cobalt e Spin.

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