Chevrolet Onix: 5 fatos pouco conhecidos sobre um dos carros mais vendidos do Brasil
Enquanto espera a próxima geração do modelo, veja alguns fatos pouco conhecidos sobre ele.
O Chevrolet Onix foi o terceiro carro mais vendido do Brasil no primeiro semestre, com 43.603 unidades emplacadas, atrás apenas da Fiat Strada e do Volkswagen Polo. A forte presença no ranking de vendas demonstra o sucesso do carro no país.
A atual geração do modelo foi apresentada em 2019 e teve uma recepção muito positiva em termos de design, mas outra repaginada deve estar chegando em breve. Mesmo com todo esse sucesso, existem alguns fatos sobre o compacto que muitos não conhecem.
5 segredos sobre o Chevrolet Onix
Foto: Divulgação/Chevrolet
Enquanto o mercado espera a chegada da próxima linha do hatch com injeção direta para os motores 1.0 turbo e 1.2 turbo, vamos conferir cinco coisas que muitos não sabem sobre ele. Veja 5 fatos desconhecidos sobre o Chevrolet Onix:
1. Parente do novo Corsa
O desenvolvimento da atual geração do hatch ocorreu enquanto a Opel ainda integrava a General Motors; por isso, o novo Corsa teria a mesma base do icônico compacto. Com a saída da marca para a Stellantis, o projeto virou o Buick Excelle sedã e nem chegou perto de vir ao Brasil.
2. Parceria intercontinental
A segunda geração do modelo foi desenvolvida em uma parceria entre Brasil e China, ao contrário da primeira. No país asiático, ele foi lançado apenas na versão sedã e amargou um fracasso nas vendas, por isso já saiu de linha. O Onix que temos aqui é produzido apenas nacionalmente.
3. Segunda geração foi global
Produzido no México em 2020, a segunda geração foi global naquela época, mas isso acabou junto com a produção no país. Já a fabricação chinesa durou de 2019 a 2024. Atualmente, o modelo é fabricado no Brasil, na Argentina e no Uzbequistão.
4. Modelo antigo resiste
O modelo antigo do Chevrolet continua em produção na Colômbia, assim como o Prisma, que seguem disponíveis nas versões Joy e Joy Plus. Ele também é exportado para a Venezuela e o Equador, coexistindo com a segunda geração de Onix e Onix Plus brasileiros.
5. Agile salvou a GM
Durante o período de transição iniciado após a Chevrolet parar de vender carros da Opel no Brasil, a montadora se viu em maus lençóis. Foi nesse contexto que o Agile surgiu como salvador da GM e possibilitou o desenvolvimento do Onix, além de Prisma, Cobalt e Spin.