Chevrolet Spin não recebe motor turbo na linha 2025. Por quê?
Nova linha do modelo chega com modificações nas configurações, mas continua com o mesmo propulsor 1.8L.
A Chevrolet Spin 2025 chegou causando decepção em muitas pessoas, que esperavam a apresentação de um motor mais potente. A minivan continua equipada com o mesmo propulsor 1.8L que faz parte dela desde o lançamento, embora tenha recebido algumas melhorias durante sua evolução.
O powertrain atualmente gera até 111 cv e 17,7 kgfm de torque, mas a velocidade máxima segue limitada a 168 km/h.Segundo o gerente de Marketing de Produto da GM, Gabriel Alabarce, o público é o grande motivo pelo qual a montadora decidiu não incluir um motor turbo, como o 1.2 da Montana, na nova linha da Spin.
“O primeiro grande motivo é o consumidor. Quando pesquisamos o que era importante, ele salientou segurança, conforto, tecnologia e design. O motor estava bem resolvido para o cliente”, disse em entrevista ao UOL Carros.
Ele explica que esse nem mesmo foi um ponto crítico. “O que ele [o comprador] queria era um propulsor confiável que evoluísse junto com o carro”, complementa. E basta conversar com a legião de taxistas para entender o ‘de acordo’ da turma.
O desenvolvimento do projeto do Spin 2025 levou cerca de três anos e muitas pesquisas, realizadas principalmente para conhecer as demandas dos clientes. “É um motor que equipa a geração do Spin desde 2012”, afirma o gerente de Projetos. Na época, o conjunto gerava 108 cv e 17,1 kgfm de torque no etanol.
“Existem relatos de Spin com mais de 500 mil quilômetros rodados, com baixíssima manutenção. Então é um motor durável e de manutenção simplificada”, completou Alabarce.
O C3 Aircross, principal concorrente da caminhonete da Chevrolet, é equipado com motor turbo de 130 cv.
Motor antigo, mas atualizado
Embora continue o mesmo, o motor da minivan passou por algumas melhorias. O equipamento da nova linha está 11% mais econômico e vai de zero a 100 km/h em 11 segundos. O ganho em aceleração é de 0,3 segundos em relação às versões 2024, uma diferença bem discreta.
Em relação ao consumo de combustível, a Spin com câmbio automático roda até 13,4 km/l com gasolina na estrada, sendo possível fazer até 14,3 km/l em longos trechos de rodovia. Além disso, houve um aumento na autonomia do tanque, que ficou 58 km maior e agora chega a 710 quilômetros no ciclo rodoviário.
*Com informações do UOL Carros.