Cilada! Motorista de aplicativo alerta sobre problemas em nova função da Uber
Condutores relatam que a prática do serviço não corresponde ao que foi prometido pela empresa de transporte.
Uma nova modalidade da Uber, chamada “Uber Seu Preço“, tem causado polêmica no Brasil. Voltada para motoristas e passageiros que desejam negociar o valor das corridas, a funcionalidade surgir com a promessa de flexibilidade e acordo mútuo entre as duas partes, mas não é bem o que parece.
Segundo a empresa, ambas as partes definiriam o valor ideal para a viagem. No entanto, um motorista de aplicativo fez um alerta nas redes sociais, revelando que a prática está bem distante do que foi apresentado pela plataforma.
A empresa lançou a novidade garantindo que os motoristas podem visualizar as ofertas de viagens dentro do “Radar de Viagens“, além ver uma estimativa de ganhos com base no valor sugerido pelo passageiro no cartão de oferta.
A Uber garantiu que os condutores poderiam aceitar a oferta proposta ou fazer uma contraoferta dentro do aplicativo, ajustando o valor de acordo com suas expectativas de ganho.
Contudo, um motorista decidiu expor uma falha que vem preocupando seus colegas.
Nova função da Uber não é o que parece
Em uma publicação que viralizou na conta do Instagram @uberhistorias, o condutor revelou que, na prática, os motoristas não têm total controle sobre essa nova função. Um dos principais pontos de crítica é a impossibilidade de desativar o serviço “Uber Seu Preço”, ao contrário do que muitos profissionais acreditavam inicialmente.
Um dos vídeos divulgados mostra que o condutor não consegue recusar a proposta de uma corrida no valor de apenas R$ 3,75, nem desativar a funcionalidade.
“Você que é motorista de aplicativo em outro estado e está achando que o Uber Seu Preço é só desabilitar, você está enganado. Não tem como desabilitar essa funcionalidade”, afirmou.
Veja o vídeo:
A insatisfação dos motoristas de aplicativo tem se concentrado, principalmente, nos valores baixos oferecidos pelos passageiros. Apesar da promessa de que as negociações trariam benefícios para ambas as partes, muitos condutores relatam que estão sendo forçados a aceitar corridas com valores abaixo do esperado, sem a possibilidade de ajustes significativos.
A polêmica gerada pela nova função tem levado muitos motoristas a questionarem a real eficácia da modalidade “Uber Seu Preço”, especialmente em um cenário de aumento de custos e pressão por melhores condições de trabalho.