Citroën corrige mancada no C3 Live Plus com opcional de R$ 1 mil
Em uma tentativa de ser o carro mais barato do Brasil, C3 apresenta faltas um tanto inexplicáveis na lista de equipamentos dos modelos de entrada.
Não se pode negar que, com a intenção de ser o carro mais barato da Citroën no Brasil, o C3 fez alguns sacrifícios. Ainda mais se considerar que, em promoção por R$ 67.990, a versão de entrada Live está mais barata que um Renault Kwid. Contudo, é preciso ficar atento, afinal a versão do hatch da Citroën não é completa. É claro que ninguém espera uma lista de equipamentos extensa de um veículo de entrada, mas no caso do C3, faltam coisas um tanto inexplicáveis.
Para se ter ideia, o C3 Live, tabelado em R$ 72.990, não tinha sequer limpador e lavador de vidro traseiro, muito menos desembaçador traseiro ou rádio. Para ter acesso a tais itens, era preciso escolher a versão Live Pack 1.0, que custa R$ 80.990 no site da marca.
Diante da situação um tanto quanto esdrúxula, a Citröen apresentou uma solução para a lista de equipamentos enxuta demais do C3 Live. Trata-se do pacote Live Plus. Com ele, o comprador pode adicionar o lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador elétrico e sistema de som Mopar com conexão Bluetooth e entrada USB.
O pacote tem o valor de R$ 1.000, o que faz com que o preço de tabela do modelo passe para R$ 73.990. Dessa forma, a diferença para a próxima versão, a Live Pack 1.0, passa a ser de R$ 7 mil.
Sistema de som Mopar
Quando se trata do sistema de som oferecido no pacote, ele não parece ser muito diferente dos rádios de entrada presentes no mercado paralelo. Contudo, pode-se apontar como diferença o fato de que, ao ser oferecido pela Citröen, não corre o risco de ter um pedido de garantia negado. A situação é bem comum quando se trata de carros com instalação de rádios paralelos.
Estratégias similares
Vale lembrar que essas estratégias da Citröen se assemelham à adotada no Fiat Mobi, por exemplo. Apesar de o C3 Live não possuir desembaçador, nem mesmo limpador traseiro, o modelo já sai de fábrica com direção de assistência elétrica, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras e travas elétricas.
Há também os itens obrigatórios por lei, como o duplo airbag frontal, controles de tração e estabilidade, além de luz de condução diurna.