CNH de graça! Estado oferece 60 mil habilitações gratuitas para a população

Em parceria com o Detran, governo de um estado brasileiro anuncia a criação de 60 mil vagas pelo programa CNH Pai D'égua.

Muita gente sonha em ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para se locomover com mais facilidade ou ampliar suas oportunidades de emprego, mas nem sempre é fácil. O custo do processo é, em muitos casos, um fator limitador para quem tem esse desejo.

Para ajudar a parcela da população de renda mais baixa a ter acesso ao documento, vários estados brasileiros possuem iniciativas sociais, como a CNH Social. Recentemente, o governo do Pará anunciou que abrirá 60 mil vagas para habilitação gratuita por meio do programa CNH Pai D’égua.

O CNH Pai D’égua vai garantir a primeira via gratuita para milhares de cidadãos que vivem nos 144 municípios do estado, além de oportunidades para adição ou troca de categoria.

Quem pode obter a CNH de graça?

Criado em 2021, o projeto é realizado em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). Para concorrer a uma das milhares de vagas que serão abertas ao longo dos próximos meses, o interessado precisa cumprir requisitos como:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter concluído o ensino fundamental ou equivalente;
  • Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
  • Possuir Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará.
  • Morar no estado do Pará;
  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.

As oportunidades serão distribuídas entre primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro), adição de categoria (A ou B) e mudança de categoria (C, D ou E). Parte das vagas disponibilizadas pelo governo paraense serão reservadas para mulheres e pessoas com deficiência (PcD).

Cadastro pela internet

As inscrições para o programa CNH Pai D’égua começam no próximo dia 29 de janeiro para os candidatos de Belém e seguem a ordem de inscrição definida no cronograma para cada regional. As datas e demais informações devem ser consultadas no edital publicado no site do Detran.

“Pedimos que as pessoas leiam atentamente o edital completo e vejam se elas se encaixam nos critérios do Programa e observem o cronograma de inscrição e demais etapas do processo”, orientou a diretora-geral do departamento, Renata Coelho.

A lista de selecionados será disponibilizada também no portal do Detran. Após a publicação, os futuros motoristas devem observar os prazos estabelecidos para cada região para as próximas etapas.

você pode gostar também