CNH Social ajuda quem deseja tirar a habilitação de graça; como participar?

Para facilitar o acesso dos cidadãos de baixa renda ao documento, estados criam programas que oferecem a carteira de graça.

O acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda é difícil para muitos brasileiros, sobretudo para aqueles de renda mais baixa. Isso se deve ao fato de que o sonho de dirigir começa com um investimento financeiro cada vez mais alto, girando em torno dos R$ 2,5 mil, a depender do estado.

Esse valor varia com o estado e, na maioria das vezes, com o centro de formação de condutores (autoescola). Isso acontece porque as taxas cobradas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e pelas empresas particulares não são fixas.Mesmo que esse pagamento não precise ser realizado de uma só vez, o preço ainda é alto, o que torna a CNH inacessível para milhões de pessoas.

A boa notícia é que muitos estados possuem programas que oferecem a habilitação gratuita para os cidadãos que atendem aos requisitos.

Preço da CNH no país

Como mencionado, o Detran de cada estado estabelece os valores e processos para emissão e renovação do documento. As taxas do departamento são fixas em todas as cidades de uma unidade federativa, mas o custo das aulas teóricas e práticas pode variar. Existem também diferenças entre as categorias.

No estado de São Paulo, por exemplo, as taxas do exame médico, da avaliação psicológica, do exame teórico, do exame prático e da emissão e envio da Permissão para Dirigir pelo correio custam R$ 477,76 quando somadas. Já as aulas teóricas e práticas variam conforme a autoescola.

Vale lembrar que, caso seja reprovado em alguma das etapas, o candidato precisa pagar uma nova taxa.

Programa CNH Social

Para conseguir a carteira de motorista de graça, os interessados devem verificar a existência do programa em seu estado no site do Detran. Na maioria das localidades, há um limite de renda que garante o acesso ao benefício, podendo ou não ser exigida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os contemplados realizam todo o processo até a obtenção da CNH gratuitamente, e não há cobrança de qualquer valor por parte das empresas credenciadas. Em alguns casos, o programa oferece até a possibilidade de reteste, quando o aluno é reprovado em um dos exames.

Também existem estados que abrem vagas para adição ou mudança de categoria, e não apenas para emissão da primeira via.

você pode gostar também