Com os dias contados: quais carros vão sair de linha em 2024?
Montadoras anunciam a aposentadoria de vários modelos por motivos como novas relações e queda nas vendas.
O próximo ano será marcado pela aposentadoria de alguns carros queridos pelos brasileiros, além de outros que não fizeram tanto sucesso assim. A saída do mercado em 2024 é explicada por motivos como o lançamento de novos modelos e a entrada de novas regulamentações em vigor.
Parte dos automóveis deixam as linhas de produção após a aprovação do Proconve L7, lei que impõe exigências rigorosas relacionadas ao limite de emissões de gases poluentes. Outros se tornaram obsoletos frente aos concorrentes e já não possuem espaço no mercado.
9 carros que sairão de linha em 2024
Toyota Yaris e Yaris Sedan
O limite chegou para Yaris e Yaris Sedan, que devem dar lugar à produção de um novo SUV compacto híbrido flex na fábrica de Sorocaba (SP), o Yaris Cross. Em 2023, foram 19.173 emplacamentos do hatchback e 16.136 do sedan.
Renault Stepway e Logan
A montadora francesa anunciou o adeus a dois dos nomes mais tradicionais de sua linha no próximo ano. Ambos foram renovados em 2019, mas já estão defasados em relação aos rivais e seguem em produção apenas para atender a encomendas de locadoras.
Representante de todos os Sanderos remanescentes, o Stepway teve apenas 6.500 unidades vendidas nos dez primeiros meses deste ano. Já o Logan não emplacou nem 4 mil unidades até outubro.
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
Já era de se esperar que a Chevrolet passasse a faca nas versões hatch e sedan do Cruze, uma vez que o carro parou de ser produzido no mundo todo. Outro que também vai morrer é o Cruze Sport6, o último hatch médio de grandes marcas fabricado no Brasil.
O primeiro teve apenas 997 emplacamentos no ano, enquanto o segundo amargou 340 vendas de janeiro a outubro.
Chevrolet S10
Após mais de 10 anos de mercado, a picape média deixará as fábricas para passar por uma grande remodelação que deverá incluir cabine totalmente renovada, nova suspensão e mais itens de série. No ano, a S10 contabiliza 21.462 veículos vendidos.
Hyundai Tucson
Após ter sua produção suspensa em 2022 e voltar das cinzas, o Tuscon dará seu adeus em 2024. Uma nova geração do utilitário esportivo deve chegar ao mercado após um investimento de R$ 3 bilhões, com possibilidade de versões híbridas do crossover.
Ford Mustang
Para a tristeza de muitos, o Mustang também dará adeus ao país no próximo ano. A boa notícia é que a decisão serve apenas para abrir espaço para a chegada de sua sétima geração.
Chevrolet Camaro
Somente as unidades restantes do tradicional muscle car estão à venda por R$ 521.390, mas esses exemplares não devem durar em 2024. Nos próximos anos, a montadora planeja relançar o modelo em uma versão totalmente elétrica.