Com quantos painéis solares você consegue carregar um carro elétrico?
Energia solar já é utilizada como uma fonte alternativa para recarregar veículos movidos à bateria.
A busca por tecnologias mais sustentáveis para o meio ambiente é a grande pauta do mercado automotivo na atualidade. Prova disso são os bilhões investidos por montadoras de veículos e suas fornecedoras em carros elétricos e outras soluções menos poluentes.
Os modelos movidos a bateria despontam como uma saída promissora para esse setor, especialmente desde que as fabricantes chinesas aumentaram a competitividade mundial no segmento. Uma das principais vantagens dos elétricos é a redução na emissão de poluentes na atmosfera, mas ainda existem muitos desafios para sua popularização, como a acessibilidade à energia elétrica.
Além disso, os modelos ainda têm preços mais elevados em relação aos automóveis a combustão. Para resolver ao menos uma das questões, os consumidores buscam fontes alternativas para carregar a bateria de seus veículos, como a energia solar.
Mas, afinal, é tão fácil assim “abastecer” um carro com a força gerada por painéis solares? É isso que você vai descobrir agora.
Quantas placas solares são necessárias para carregar um elétrico?
Foto: Shutterstock
A primeira coisa que o motorista deve saber é que esse tipo de automóvel utiliza um ou mais motores para se locomover, alimentados por grandes baterias que precisam estar carregadas para fornecer essa energia. Em geral, a autonomia varia entre 160 e 400 quilômetros com a carga completa.
A boa notícia é que usar energia solar no carregamento de carros elétricos é, sim, uma possibilidade econômica, ecológica e eficaz. Nesse sistema, a energia é obtida a partir de placas fotovoltaicas instaladas em uma casa ou outro local com estrutura adequada.
Ainda que o proprietário não possua placas solares em casa, ele pode alugar uma usina para gerar os créditos necessários para deixar sua conta de luz mais barata, por exemplo. Essa é uma forma de explorar esse tipo de carregamento mais sustentável sem se comprometer com a montagem do sistema.
Para descobrir quantas placas são necessárias para preencher a bateria de um carro elétrico, é preciso conhecer a autonomia do modelo. Além disso, o custo do quilowatt-hora (kWh) varia de estado para estado. Por exemplo, considerando uma cidade onde o custo do kWh é de R$ 0,95, um carro consumiria cerca de 90 kWh por mês, o que resultaria em média R$ 85,50 por carga.
Se você quer saber quantos painéis solares precisaria ter em casa para carregar seu automóvel, basta calcular o consumo mensal do veículo, a quantidade de irradiação solar no local e a eficiência do sistema fotovoltaico. Como as placas comuns costumam gerar 560 watts, a necessidade é de cerca de dois painéis solares por mês.