Com um Bugatti Bolide, youtuber tem gasto de R$ 44 mil a cada 60 km rodados
Bugatti Bolide é um hipercarro de apenas 40 unidades e custo de manutenção altíssimo: só os pneus são avaliados em R$ 44 mil a cada 60 km rodados.
O Bugatti Bolide, com apenas 40 exemplares em todo o mundo, destaca-se pela performance e custos. Lançado como conceito em 2020, começou a ser entregue ao público no último ano. Este veículo não é homologado para as ruas e é destinado exclusivamente para corridas.
É aí que mora o problema: proprietários enfrentam custos elevados de manutenção, com rodas custando R$ 44 mil a cada 60.000 km rodados.
O youtuber Manny Khoshbin, conhecido por sua coleção de carros de luxo, é um dos poucos com esse modelo exclusivo. O Bolide não é o carro mais caro da Bugatti, mas seus custos superam as expectativas. A necessidade de substituir as rodas frequentemente exemplifica os desafios.
Modelos como Chiron Super Sport e Centodieci reforçam a exclusividade com produção limitadíssima.
Exclusividade que custa caro
Bugatti Bolide (Foto: Divulgação/Bugatti)
A Bugatti, famosa por suas edições limitadas, segue uma estratégia peculiar. Historicamente, vendia veículos a quase preço de custo e compensava com personalizações caras, que podem chegar a R$ 3,1 milhões.
O Bolide exige cuidados extremos. Seu motor consome óleo além do normal, necessitando de desmontagem parcial para a troca. Contudo, nada se compara ao custo frequente de substituição dos pneus.
Os pneus fornecidos pela Bugatti, por exemplo, são inicialmente apenas para transporte até o circuito. No local, instalam-se pneus Michelin especiais, similares aos slicks da Fórmula 1, com versões para chuva.
Mas antes de sair queimando asfalto, esses pneus precisam ser “acordados” — sim, literalmente aquecidos, como nos carros de corrida profissionais. E não é à toa: o Bugatti Bolide pode pesar “apenas” 1.300 kg, mas é capaz de gerar uma força de sucção absurda, superior a 1.800 kg.
Essa força colossal gruda o carro no chão, como se ele tivesse ventosas gigantes, garantindo curvas mais precisas e seguras. O preço disso? Um desgaste brutal nos pneus. Eles sofrem tanto quanto um piloto em uma prova de resistência.
Desempenho brutal
O Bolide entrega desempenho impressionante com 1.850 cavalos de potência. Acelera de 0 a 300 km/h em apenas 7,37 segundos. Porém, tudo isso tem um preço elevado.
Para aficionados em busca de performance máxima, o Bolide é um sonho, mas sua manutenção é um desafio. Tecnologia inspirada na Fórmula 1 e o ronco do motor justificam seu custo.
Cada detalhe foi desenhado para a pista, realçando a experiência única e cara deste exclusivo automóvel. Mas será que vale a pena o alto custo? Fica a pergunta.