Combustível de xixi: mistura que livrou o Porsche de Naldo da pane seca pode funcionar?
Conhecido por histórias mirabolantes, cantor afirma em postagem que misturou elementos como xixi para abastecer seu Porsche.
Conhecido por suas histórias mirabolantes e até inacreditáveis, o cantor Naldo Benny voltou a dividir o público ao relatar um caso relacionado ao seu Porsche. Para evitar uma pane seca durante viagem na Rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio-SP, ele teria abastecido o veículo com uma mistura um tanto inusitada.
O artista afirma que utilizou azeite, água oxigenada, água e urina no tanque do carro, que estava prestes a ficar sem gasolina no meio da estrada. Embora não tenha mencionado o modelo, em suas redes sociais há fotos com um 718 Boxster amarelo e um Cayenne.
Também nas redes sociais, o dono do hit “Love, Love” conta a situação em um tom brincalhão. Mas será que é possível substituir o combustível por receitas caseiras? Saiba a resposta para essa dúvida.
‘Impossível’, diz especialista
Apesar da popularidade de vídeos e postagens com misturas incomuns que supostamente podem substituir a gasolina ou etanol, o especialista Everton Silva, mentor de Energia a Combustão da SAE Brasil, afirma que utilizar a receita de Naldo é impossível.
Os combustíveis são substâncias capazes de liberar alta quantidade de energia, sob a forma de calor, ao reagir com um material comburente, geralmente o gás oxigênio, em uma reação de combustão. Boa parte dos combustíveis é constituída por átomos de carbono e hidrogênio, sendo o gás carbônico (CO2) e a água os produtos da combustão”, disse em entrevista ao UOL.
Os elementos citados pelo cantor não possuem essas características; portanto, não há chance de a mistura funcionar. Além disso, ela ainda pode provocar sérios danos aos motores e outros componentes do veículo.
Já o gerente da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, enxerga uma possível explicação. “Com exceção do azeite, a listagem não mostra nenhum combustível. Se admitirmos que o que aconteceu foi verdade, entendo que uma provável explicação seria de que todos esses líquidos se misturaram com a gasolina restante no tanque e aumentaram o volume total disponível, permitindo que a bomba voltasse a captar combustível (mesmo que diluído com todas as impurezas listadas) e o enviasse ao motor”, opinou.
“O motor deve ter funcionado com essa mistureba (ou seja, um combustível bem batizado) de forma bem ruim”, completou.
E você, acredita em mais essa história extravagante do cantor?
*Com informações do UOL.