Como cuidar do seu carro no frio: 5 dicas essenciais que evitam aborrecimentos

Com a previsão de queda nas temperaturas, é bom ter atenção com certos componentes do veículo. Veja quais são eles!

O Brasil vive uma constante troca de temperatura, sem estações definidas. No entanto, uma onda de frio está por vir e, com isso, a preocupação de muitos motoristas é em relação ao carro e aos cuidados que devem tomar durante a queda nos termômetros.

Quando o veículo é exposto ao frio intenso ou ao calor extremo, o proprietário deve tomar alguns cuidados com a parte mecânica, que sem dúvida é uma das mais afetadas. No entanto, ela não é a única; a bateria e o sistema de arrefecimento também entram na lista.

Manutenção preventiva: este é o melhor jeito de começar

Uma boa maneira de se preparar seu carro para o frio é realizar manutenção preventiva no automóvel. O intuito é garantir que o veículo esteja preparado para enfrentar as baixas temperaturas, reduzindo drasticamente as chances de defeitos durante esse período.

Foto: Shutterstock

Mas isso não é tudo. Dentre as formas de cuidar do seu carro para o frio, especialistas recomendam ter estes cinco cuidados essenciais:

1. Sistema de arrefecimento

Antes que o frio bata à porta, confira o nível do líquido de arrefecimento do sistema e certifique-se de que não existe nenhum vazamento. O ideal é garantir que o motor esteja operando da maneira correta para evitar superaquecimento.

2. Atenção com os pneus

Em climas mais frios, é comum que a pressão dos pneus reduza. Portanto, é importante prestar atenção à calibragem para evitar o desbalanceamento durante a direção.

3. Limpador de para-brisa

Este componente, pouco lembrado pelos motoristas, também merece atenção especial. Antes do frio, verifique se as palhetas do limpador de para-brisa estão em bom estado. Caso estejam desgastadas, a recomendação é a troca urgente.

4. Óleo do motor

Utilizar o óleo do motor ideal para cada carro faz toda a diferença, principalmente em caso de queda nas temperaturas. O mais indicado é utilizar óleos mais espessos, que asseguram maior lubrificação. A troca do óleo deve ser regular e seguir uma periodicidade fixa.

5. Bateria

Bastou uma leve queda nos termômetros para ligar o sinal de alerta em relação à bateria. Isso porque, no inverno, este componente do carro fica mais vulnerável. Portanto, o ideal é garantir que os terminais estejam limpos e bem ajustados.

você pode gostar também