Como é que se fala? Saiba como pronunciar o nome destes 5 carros (muitos erram!)

Nomes em outros idiomas ou próximos a palavras conhecidas pelos brasileiros são frequentemente pronunciados incorretamente.

Um estudo recente realizado pela organização internacional British Council apontou que apenas 5% dos brasileiros têm conhecimento na língua inglesa. A proporção é ainda menor para outros idiomas menos populares, como italiano ou francês.

No mercado automotivo, é comum para as marcas chamar seus carros por nomes em outras línguas, especialmente quando se trata de um lançamento global. Esse hábito das montadoras faz os brasileiros adaptarem a nomenclatura como bem entendem.

Como ninguém é obrigado a conhecer outra língua, qualquer montadora que lança seu produto por aqui corre o risco de ter o nome abrasileirado. Depois que o “novo nome” pega, fica difícil mudar.

5 carros que muitos pronunciam diferente

A título de curiosidade, separamos cinco modelos com nomes que soam diferentes para os brasileiros e acabaram ganhando um nome alternativo no Brasil. Veja:

1. Jeep Compass


Um dos automóveis mais vendidos do Brasil pela Stellantis é chamado de “Cômpass”, uma versão aportuguesada da palavra. Porém, por ser um termo que na língua inglesa se pronuncia “Compéss”, muita gente ainda fala errado.

2. Chevrolet Cruze

Foto: Reprodução

É bastante comum ver pessoas chamando o automóvel de “cruise”, assim mesmo, com um “i” extra no meio da palavra. O motivo não se sabe exatamente, mas pode ser tanto a fama do ator Tom Cruise quanto o piloto automático da marca, chamado de Cruise Control.

3. Fiat 500

Foto: Divulgação

Esse daqui é ainda mais complicado, já que estamos falando de uma montadora italiana. Chamado por muitos de Fiat “quinhentos” ou “cinquecento”, a pronúncia correta desse charmoso modelo é “tchinquetchento”.

4. GWM Haval H6

Imagem: Divulgação


A letra H não tem nenhum valor fonético na língua portuguesa, mas em outros idiomas ela pode ser trocada pelo R. Quando o Haval H6 chegou ao Brasil, a GWM anunciou que seu nome deveria ser pronunciado como “rával”, mas nós adaptamos para “avál” ou até “ravál”.

5. BYD

BYD King (Imagem: Divulgação/BYD)

A sigla para Build Your Dreams é popularmente citada como “Bi Ai Di”, pronúncia que daria origem à sequência BID. No inglês, a letra Y se pronuncia “Uai”, como na famosa música YMCA, então o jeito certo de falar é: “Bi Uai Di”.

você pode gostar também