Como escolher o MELHOR Óleo do motor para seu carro

Como escolher o óleo de motor correto: utilizando o material adequado ao seu veículo.

Uma dúvida muito comum por parte dos proprietários de veículos é saber como escolher o óleo de motor correto. Existem dois critérios para isso, que incluem levar em consideração o grau de viscosidade e se o material é mineral, sintético ou semissintético. Contudo, essas não são formas tão eficientes de selecionar o óleo certo para o carro.

Seguindo a linha de raciocínio, qualquer motor da atualidade, até mesmo os de entrada 1.0 3-cilindros, é programado e preparado para poluir menos e, ao mesmo tempo, gerar mais potência do que seus similares de duas ou mais décadas atrás.

Portanto, a eficiência energética não é vista como um objetivo, mas sim como uma obrigação! Assim, as marcas de desempenho e as normas de aprovação do fabricante do carro tornaram-se essenciais para a seleção do lubrificante que será usado no motor do veículo. Confira a seguir!

Quais as funcionalidades do óleo do motor?

De modo geral, o lubrificante possui as atribuições primordiais de diminuir o atrito entre as peças móveis internas, realizar a vedação entre os pistões e os cilindros, ajudar no ajuste de temperatura na câmara de combustão e limpar possíveis depósitos e sujeiras nos locais por onde o veículo circula.

Além disso, em motores mais recentes, o óleo do motor também é responsável pelo acionamento hidráulico de partes como variadores de fase do comando de válvulas, tensionadores de corrente, tuchos hidráulicos, entre outros.

Portanto, para que o lubrificante consiga desempenhar sua função, independentemente de o motor estar frio ou quente, o material precisa ser multiviscoso. Ou seja, precisa preservar suas propriedades de escoamento diante das amplas variações de temperatura durante o funcionamento do motor.

Fonte: Ronstik / Canva

Quais distinções existem entre óleo mineral, sintético e semissintético?

Inicialmente, o óleo mineral, como o próprio nome sugere, é derivado diretamente do petróleo. Já o óleo sintético é obtido por meio de vários processos químicos para se chegar ao óleo-base.

Por fim, o semissintético é um preparo entre óleos minerais e sintéticos, que surgiu como método alternativo de melhor custo-benefício em alguns setores de mercado.

Vale ressaltar que, se você for um motorista iniciante e não souber como escolher o óleo de motor correto, saiba que cada motor possui sua especificação de lubrificante aconselhável, já presente no manual do carro. Utilizar algum material diferente do determinado trará prejuízos ao desempenho do veículo. Contate a fabricante!

você pode gostar também