Sem enganação! Passo a passo para investigar o passado de carros usados e não cair em armadilhas

Algumas medidas simples podem evitar ciladas como compra de carros roubados ou mesmo problemas mecânicos mais sérios.

Com a alta dos preços dos modelos zero km, o mercado de seminovos está bem aquecido. Portanto, pesquisar preços e adotar algumas medidas simples de verificação podem evitar o gasto de dinheiro acima do esperado, assim como fugir de ciladas. O primeiro passo é justamente investigar o passado daquele modelo que despertou o seu interesse.

Isso é importante porque, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Online (ABComm), as fraudes em processos de compra e venda online de carros usados aumentaram em 50% em 2024. Entre as práticas recorrentes estão, inclusive, a venda de carros roubados ou furtados, assim como veículos com problemas mecânicos e documentação irregular.

Para ajudá-lo a fugir dessas ciladas, separamos algumas dicas que podem ajudar na identificação das boas condições de um seminovo.

O que fazer antes de comprar um carro

Naturalmente, é importante verificar as condições mecânicas e estruturais do veículo. Além disso, não se esqueça de realizar uma consulta extensa da documentação para observar pontos como:

Dados de leilão

Um carro leiloado por problemas mecânicos ou financeiros pode apresentar problemas ocultos. Para saber se o veículo é fruto de leilão, realize consulta ao Detran, a partir da placa e Renavam do veículo.

Histórico de batidas

Outro ponto para atentar é em relação a possíveis acidentes que o carro já tenha se envolvido. A iniciativa é fundamental, uma vez que, dependendo da colisão, pode haver danos estruturais que não são visíveis ao olho humano. Caso o veículo se enquadre nesta situação, pode haver riscos à segurança, além de aumentar custos de manutenção a longo prazo.

Como não são pontos de fácil detecção, o ideal é chamar um profissional da mecânica ou lanternagem para ajudá-lo ou mesmo utilizar ferramentas que forneçam informações sobre acidentes registrados.

Histórico de furto ou roubo

Um carro roubado ou furtado pode ter passado por adulterações, ou mesmo ter problemas mecânicos. Portanto, aqui é mais um caso de avaliação de histórico de batidas e mecânica junto a um profissional.

Principais falhas

Saiba que há alguns modelos de veículos como maior propensão a determinados problemas mecânicos. Para se ter ideia, o Fiat Marea, por exemplo, tem a má reputação por conta do aquecimento de motor. Se possível, pesquise sobre o modelo escolhido na internet, observe as falhas mais comuns e pondere se vale o investimento.

Risco de crédito

Para saber se por acaso há débitos de financiamento sobre o veículo, acesse o Detran de sua cidade. Em seguida, vá até a aba “Veículos” e em “Pesquisar débitos e restrições em veículos”. A partir do Renavam ou da placa é possível identificar as restrições.

Multas e débitos

A mesma lógica vale para multas e débitos pendentes. Há casos, inclusive, de o carro ter o licenciamento suspenso, o que pode gerar mais dor de cabeça. A partir do site Gov.br, é possível descobrir se há multas ou restrições a partir do Renavam. Para isso, basta acessar a aba “Consultar online suas infrações de trânsito”.

Dados cadastrais nacionais

O veículo pode ter registro em outros estados, além de ter problemas na documentação. No site do Detran de cada estado, há uma seção chamada “Consultar Veículo”. Com o Renavam em mãos, é possível fazer a consulta. Pode até parecer exagero, mas esses minutos investidos podem livrá-lo de uma compra ruim.

você pode gostar também