Como pessoas no espectro autista podem tirar a CNH? Dica: é mais simples do que você pensa
Não há muito segredo quanto ao processo de tirar a habilitação, mas existem algumas diferenças, inclusive na realização das provas.
Dirigir é um desejo de muitos, e não há muito segredo sobre como tirar a habilitação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a CNH em mãos, vem a liberdade e a independência para ir e vir e explorar novos lugares.
O processo de tirar carteira de motorista para pessoa autista não é diferente do tradicional, mas conta com algumas adaptações para garantir a inclusão e o acesso ao direito de dirigir.
Confira o passo a passo abaixo válido para o estado de São Paulo, porém, o processo é semelhante em Detrans de outros estados:
-
Agende a avaliação psicológica, bem como o exame de aptidão física e mental por meio do site do Detran-SP. Algumas autoescolas fazem o agendamento para o candidato;
-
Pague as taxas do exame de aptidão física (R$ 113,06) e avaliação psicológica (R$ 131,90).
-
Faça o exame médico com perito credenciado.
Depois disso, é necessário realizar a prova teórica, que, aliás, é adaptada para pessoas do espectro autista. Entre as principais diferenças, destaca-se o tempo de duração. A prova pode ser concluída em até 2 horas, diferentemente da prova tradicional, que dura apenas 40 minutos.
Outro ponto é que o candidato conta com um auxílio técnico especializado durante a realização da prova. Em caso de aprovação, a pessoa estará apta para fazer as aulas práticas no Centro de Formação de Condutores (CFC) e, por fim, o exame prático.
Qual o tempo de espera para a CNH?
A CNH provisória, geralmente, é liberada em até 48 horas no formato digital. Já o documento impresso será enviado para a casa do habilitado em até 15 dias.
Agora que você já aprendeu o passo a passo para a emissão da CNH de pessoas com espectro autista, que tal conferir como comprar um carro com isenções fiscais? Assim, você estará mais perto de realizar o seu sonho.
Como comprar um carro com desconto para pessoa autista?
As concessionárias pedem um laudo que deve ser feito por um médico, com cadastro ativo no SUSEI. Para evitar problemas, o documento deve ter o TEA destacado no código CID.
Depois, é só escolher o carro novo. Entre algumas opções recomendadas, temos: Duster Iconic Plus 1.6 CVT, o Novo C3 e o Nissan Versa.