Comprou só dois pneus novos? Saiba onde colocar para evitar problemas (sim, tem lugar certo)

Quando o motorista não pode trocar o conjunto completo, deve escolher o melhor lugar para colocar os pneus novos.

O preço dos componentes automotivos não para de subir, o que leva o proprietário com orçamento limitado a fazer escolhas. Uma delas é sobre o local correto para instalar os pneus novos quando seu dinheiro deu apenas para comprar dois, e não um conjunto completo.

Em uma situação como essa, é melhor colocar o novo par na dianteira ou na traseira do veículo? Essa dúvida de muitos motoristas tem uma resposta simples e uma explicação bem lógica.

Embora algumas pessoas achem a pergunta bem óbvia, nem todo mundo sabe como tomar a decisão sobre o eixo ideal para os pneus novos. Para quem faz parte do segundo grupo e ainda não chegou a uma conclusão, temos a resposta.

Onde colocar o par de pneus novos?

A primeira confusão de muitos é pensar que a escolha depende do tipo de tração que o carro tem, mas desde já podem abandonar essa ideia. Não importa se a tração do carro é dianteira, traseira ou nas quatro rodas, o novo par deve sempre ser instalado nas rodas traseiras.

O principal argumento que sustenta essa decisão está ligado à própria mecânica do automóvel. Embora o trabalho do automóvel seja mais tranquilo na parte traseira, os veículos possuem componentes direcionais na frente; ou seja, nesse eixo, eles conseguem corrigir a rota em caso de derrapagem.Por sua vez, os pneus traseiros exigem melhor aderência quando o carro perde o controle, já que não têm a mesma capacidade de correção que a parte dianteira na maioria dos carros.

Outro ponto importante é o risco de um pneu do eixo dianteiro estourar ou murchar. Colocando os componentes recém-comprados na traseira, fica mais fácil para o motorista controlar o automóvel em uma situação como essa, para que ele se mantenha na mesma trajetória. Já se um dos pneus traseiros estoura, o veículo se descontrola mais facilmente.

Então, se faltou orçamento e só deu para comprar dois pneus, a dica é instalar o par no eixo traseiro e realizar o rodízio a cada 10 mil km rodados. Para garantir um desgaste uniforme, é interessante realizar o processo de forma cruzada.

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