Confira a lista dos motoristas que podem ter a CNH suspensa ou cassada
Departamento de Trânsito publica relação com 427 nomes de condutores que podem ter o documento suspenso ou cassado.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou na última terça-feira (21) uma lista com nomes de motoristas que poderão ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa ou cassada. O documento reúne 427 cidadãos.
No caso da cassação, seis pessoas enfrentam o processo por dirigir com a habilitação vencida. A maioria dos cidadãos teve a penalidade de suspensão aplicada após serem flagrados pela Lei Seca. Os principais motivos são:
- Direção sob influência de álcool;
- Recusa a fazer teste do bafômetro;
- Dirigir em velocidade superior à máxima da via;
- Execução de manobra perigosa;
- Conduzir motocicleta sem capacete ou com passageiro na mesma condição.
A presença na lista publicada no Diário Oficial (DODF) significa que o condutor pode perder o direito de dirigir veículos automotores. A relação completa dos nomes pode ser consultada neste link (páginas 11 a 18).
Os motoristas têm até 30 dias para protocolar um recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) questionando a decisão das autoridades. O cumprimento da penalidade terá início em 60 dias corridos em caso de não apresentação do recurso no prazo legal.
Suspensão e cassação
O motorista com a CNH suspensa que for flagrado conduzindo um veículo pode enfrentar um processo administrativo de cassação. Quem tem o documento suspenso deve aguardar o prazo determinado (até 12 meses) e realizar um curso de reciclagem para voltar a dirigir.
Já o condutor que teve a carteira cassada e quer recuperar o direito de dirigir precisará realizar novamente todo o processo de habilitação, com as mesmas etapas concluídas quando obteve a permissão para conduzir veículos pela primeira vez.