Confirmado: Bigster, versão ‘gigante’ do Renault Duster, chega no fim de 2024

O anúncio foi feito pela Dacia depois de quase um ano sem notícias sobre este projeto do Duster 'gigante'.

Demorou mais do que o necessário, embora nunca tenhamos entendido bem o porquê mas finalmente a Dacia confirmou a apresentação do Bigster, o irmão gigante do Duster: ele será revelado no final do ano, ainda sem data de estreia precisa.

O Bigster será a grande aposta da marca romena para a Europa, com a qual procurará repetir o sucesso que teve com o Duster, mas levado para o segmento C. O projeto foi antecipado como conceito no início de 2021 e embora o protótipo pareça próximo do modelo de produção, sua chegada ao mercado foi atrasada. Há algum tempo, fotos de seu design final vazou na internet.

Detalhes do Bigster

As imagens correspondem ao registo de patentes da União Europeia e revelam claramente o design exterior do SUV. Felizmente, a versão de produção se parece com o protótipo: exceto por detalhes específicos como as janelas emolduradas e a incorporação de rodas e pneus convencionais, o resto permanece inalterado.

O Bigster leva muitas das características do Duster, mas com proporções maiores e linhas mais marcadas e agressivas. Além da postura mais musculosa, chamam a atenção as cavas das rodas proeminentes e as proteções no para-choque, na parte inferior da carroceria e na moldura das portas dianteiras.

De perfil, as maçanetas das portas traseiras ficam escondidas no pilar. A maior diferença em relação ao Duster reside daí para a traseira, com uma traseira mais alongada, já que outra das suas características será a capacidade para 7 passageiros, incorporando uma terceira fila de bancos.

Bigster
Bigster

Versão ‘gigante’ do Duster

O Bigster merece uma menção especial para o setor dianteiro: além de incorporar a nova imagem de marca da Dacia – os faróis têm uma assinatura luminosa em forma de Y ou de seta –, estreia aquele que será o novo logotipo da marca, completamente diferente daquele que já conhecemos. É claro que esse detalhe mudará na variante regional, que deverá se adaptar à linguagem estética da Renault.

Mecanicamente, o Bigster aproveitará os benefícios da plataforma modular CMF do Grupo Renault-Nissan, portanto, além de medir cerca de 4,60 metros de comprimento, terá mecânica eletrificada.

Na verdade, prevê-se que ele terá o motor 1.6 combinado com dois motores elétricos que desenvolverão 140 CV, associado a uma transmissão automática CVT e a uma bateria de iões de lítio de 1,2 kWh que lhe permitirá funcionar em modo elétrico.

Como observamos anteriormente, de acordo com os planos da empresa divulgados por Luca de Meo, presidente e CEO do Grupo Renault, a ideia é que o SUV seja produzido no Brasil. Recentemente, falou-se num possível Bigster mas com silhueta coupé para a nossa região.

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