Confirmado! Primeiro híbrido flex nacional da Honda será o novo WR-V
Com estreia prevista para o próximo ano, SUV japonês chegará ao Brasil com versões eletrificadas na gama.
A nova geração do Honda WR-V está prevista para chegar em 2025, quando terá produção nacional na fábrica de Itirapina (SP). De acordo com informações do Autoesporte, a grande novidade é que o projeto, baseado no SUV Elevate, será o primeiro carro híbrido flex nacional da montadora.
Embora a marca não tenha anunciado a novidade, a publicação afirma que o plano de investimento no novo modelo já foi aprovado pela matriz japonesa, inclusive a esperada motorização híbrida flex. O desenvolvimento do carro é resultado de uma parceria com a filial da Tailândia, país onde já existem versões eletrificadas de produtos com a mesma plataforma (GSC).
Motorização do novo WR-V
O motor híbrido do novo WR-V será o mesmo utilizado nos compactos asiáticos da Honda: um propulsor 1.5 de quatro cilindros e 16V flex com injeção direta da família BS6. No Brasil, o conjunto já é flex e equipa a dupla City e City Hatch, bem como as versões de entrada do HR-V.
O destaque principal é que, na configuração eletrificada, o motor atua no ciclo Atkinson, que amplia o tempo de expansão e reduz o de compressão na câmara, visando melhorar a eficiência do carro.
Junto a ele estarão dois motores elétricos, um gerador e outro de tração, dando origem a um sistema híbrido pleno (HEV) sem recarga externa que rende até 131 cv de potência combinada. São 98 cv do motor térmico e 109 cv do elétrico, além de 25,8 kgfm de torque máximo do motor a combustão.
Ainda de acordo com a publicação, os componentes elétricos e a transmissão do novo propulsor híbrido flex serão importados da Ásia, enquanto o motor 1.5 BS6 será produzido pela Honda na fábrica de Sumaré (SP). Já a montagem do novo WR-V ocorrerá na planta de Itirapina, assim como acontece com os demais modelos nacionais da montadora.