Conheça os 10 carros flex mais econômicos de 2024; campeão faz 18 km/l
Levantamento divulgado pelo Inmetro traz as médias de consumo de mais de 800 modalidades e versões de carros.
Economia no consumo de combustível é quase um requisito obrigatório para os motoristas que procuram um carro flex para comprar. Por esse motivo, essas pessoas estão sempre de olho no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
A mais recente publicação do instituto traz uma lista atualizada dos carros mais eficientes à venda no Brasil em 2024. A análise reúne 813 modelos e versões de veículos de passeio e comerciais leves fabricados por 36 montadoras, desde lançamentos do ano passado até as mais novas estreias do mercado.
O ranking leva em conta a versão mais eficiente de cada modelo novo e equipara os veículos com média de consumo geral idêntica. No PBEV, o consumo energético é medido em MJ/km (megajoules por quilômetro), e quanto menor, mais eficiência o automóvel entrega.
Além disso, o consumo de combustível é expresso em km/l para facilitar a análise. Neste caso, quanto mais quilômetros ele roda com um litro de gasolina/etanol, mais econômico é considerado.
O Inmetro também classifica os carros com notas que vão de “A” a “E”, dependendo da eficiência de cada um deles. A seguir, conheça os 10 carros flex mais econômicos do Brasil.
Top 10 carros flex mais econômicos
Posição/modelo | Nota | Etanol/cidade | Etanol/estrada | Gasolina/cidade | Gasolina/estrada |
1º – Toyota Corolla 1.8 híbrido flex CVT | B | 12,8 km/l | 11,1 km/l | 18,5 km/l | 15,7 km/l |
2º – Toyota Corolla Cross híbrido flex CVT | B | 11,8 km/l | 9,7 km/l | 17,8 km/l | 14,7 km/l |
3º – Renault Kwid 1.0 flex manual | B | 10,8 km/l | 11 km/l | 15,3 km/l | 15,7 km/l |
4º – Peugeot 208 1.0 flex manual | B | 10,4 km/l | 11,3 km/l | 14,7 km/l | 16,3 km/l |
5º – Chevrolet Onix Plus 1.0 flex manual | B | 9,3 km/l | 12 km/l | 13,5 km/l | 17,4 km/l |
6º – Fiat Cronos 1.0 flex manual | B | 9,9 km/l | 11,4 km/l | 14 km/l | 16,1 km/l |
7º – Fiat Mobi 1.0 flex manual | B | 9,8 km/l | 11 km/l | 14,2 km/l | 15,5 km/l |
8º – Volkswagen Polo 1.0 turbo flex manual | B | 9,5 km/l | 11,3 km/l | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
9º – Chevrolet Onix 1.0 flex manual | B | 9,3 km/l | 11,4 km/l | 13,3 km/l | 16,5 km/l |
1oº – Hyundai HB20 1.0 flex manual | B | 9,6 km/l | 10,4 km/l | 13,3 km/l | 14,6 km/l |
O Toyota Corolla e Corolla Cross, primeiros colocados da lista, têm menor consumo na cidade porque a propulsão híbrida utiliza mais o auxílio do motor elétrico no ciclo urbano. Dessa forma, o gasto de combustível é menor do que no ciclo rodoviário.