Contratou o seguro, e agora? Quando vale a pena acionar e quando é melhor resolver 'por fora'
Avaliar uso do seguro e franquia pode economizar dinheiro.
O seguro do carro muitas vezes é deixado de lado e diversos proprietários não o fazem por achar que é ‘dinheiro perdido’. No entanto, esse serviço é importante para cobrir roubos, furtos, acidentes e até mesmo problemas mecânicos.
Mas será que sempre vale a pena acionar o seu seguro? Refiro-me a situações de acidentes de trânsito em que se cobra a chamada ‘franquia’.
Para quem não sabe, a franquia é quando o segurado participa do pagamento do sinistro (acidente), e sempre há um valor pré-estabelecido na hora em que se contrata aquela determinada apólice.
É importante avaliar o uso do seguro
Neste caso, para acionar o seguro em caso de acidente, é preciso sempre avaliar se vale a pena ou não. Imagine a seguinte situação: o seu seguro tem uma franquia de R$ 2.500 e você bate o carro.
Neste caso, o valor do conserto ficaria em R$ 3.000. Como o valor é acima da franquia, vale acionar o seguro, que arcará com o reparo, e o proprietário pagará R$ 2.500, economizando R$ 500.
No entanto, se o valor do reparo ficar em, por exemplo, R$ 2.000, compensa mais arrumar sem acionar o seguro. Isso porque teria que pagar a franquia, que é maior que o valor do conserto do veículo.
Em muitos casos, as oficinas de reparos acabam cobrando um valor maior pelas peças, justamente para que o cliente acione o seguro. Portanto, na hora de enviar o veículo para conserto, também vale a pena fazer uma pesquisa prévia e buscar o melhor orçamento. Isso vai ajudar a minimizar o prejuízo.
Naturalmente, se neste acidente o outro carro estiver errado, ele é quem vai ter que pagar o reparo ou, então, o valor da franquia do seguro, evitando o seu prejuízo.
Por que evitar a franquia
Se o valor do conserto ficar mais em conta, vale a pena pagar no particular. E não apenas por ser momentaneamente mais barato.
Mas também para evitar perder bônus na hora da renovação do seguro. Na maioria das seguradoras, a cada renovação da apólice, o cliente obtém um desconto, que torna o valor mais baixo.
Contudo, quando se tem um sinistro e se usa o seguro, perde-se um bônus a cada seis meses. E, na hora de fazer uma nova apólice, esta ficará mais cara.
Desta maneira, é sempre importante saber avaliar na hora da contratação do seguro automotivo e na hora de usar a franquia. No fim, poderá haver diferença importante nos valores a serem pagos.