Controle de cruzeiro: nova tecnologia nos carros aumenta a segurança ou gera mais acidentes?
Estudo mostra os riscos e benefícios das tecnologias de assistência ao motorista em relação aos riscos de aumentar acidentes.
Nos últimos anos, a adoção de inovações tecnológicas nos veículos tem buscado aumentar a segurança e o conforto dos motoristas.
No entanto, um estudo realizado por pesquisadores da Holanda revelou que nem todas essas funcionalidades garantem redução nos acidentes de trânsito.
O estudo abrangeu dados coletados mundialmente, analisando 28 funções distintas de assistência ao motorista. Entre elas, destaca-se o controle de cruzeiro adaptativo, cuja eficácia na redução de acidentes foi questionada pelos resultados obtidos pelos pesquisadores.
Essas descobertas revelam que, embora muitos sistemas de assistência sejam projetados para aumentar a segurança, alguns podem, na verdade, contribuir para um maior número de incidentes. Isso levanta questões sobre a confiança excessiva na tecnologia por parte dos motoristas.
Análise dos sistemas de assistência
A pesquisa categorizou os sistemas de assistência ao motorista em quatro grupos, considerando níveis de controle e urgência. Os sistemas de alerta e intervenção apresentaram resultados mais positivos, como a assistência para manter a faixa de rodagem, que reduziu os acidentes em 19,1%.
A classificação dos sistemas fica da seguinte forma:
- Sistemas de informação – baixo controle e urgência.
- Sistemas de aviso – baixa urgência, alto controle.
- Sistemas de intervenção – alta urgência e controle.
- Sistemas de conforto – alta controle, baixa urgência.
Efeitos do controle de cruzeiro adaptativo
Os sistemas voltados para o conforto, como o controle de cruzeiro adaptativo, tiveram um efeito contrário ao desejado. O uso dessa tecnologia foi relacionado a um aumento de 1,8% na probabilidade de acidentes, com um ponto específico mostrando um aumento de 8%.
- Possíveis causas
Entre as razões para tal aumento, a principal é a distração do motorista. Como o controle de cruzeiro adaptativo reduz as tarefas do condutor, a necessidade de atenção constante ao ambiente diminui, resultando em desatenção.
Limitações tecnológicas
Além disso, a capacidade do controle de cruzeiro adaptativo de detectar objetos parados ou lentos é limitada. A frenagem automática de emergência deveria suprir essa deficiência, mas nem todos os veículos dispõem dessa função. Tal limitação pode levar a erros de julgamento por parte dos motoristas.
A segurança ao volante ainda depende da vigilância constante do motorista. Mesmo com avanços tecnológicos, a atenção e responsabilidade permanecem cruciais para evitar acidentes.