Cópia? Google Maps se inspira no visual do Waze em nova atualização
Botões maiores e informações sobre estacionamentos estão entre as novidades do aplicativo de navegação.
Os usuários do Google Maps já podem aproveitar as novidades incluídas na nova atualização do aplicativo de navegação, liberada globalmente no fim de julho. A maior novidade da ferramenta é um novo atalho mais visível para reportar incidentes na via, como acidentes e congestionamentos.
Ele fica no canto direito da tela e tem um ícone de alerta para facilitar sua identificação. Ao acessar a opção, são exibidos oito botões com diferentes opções de ocorrências para reportar. Antes, o recurso era identificado por um balão de comentário.
Atalho mais visível para reportar incidentes no Google Maps (Foto: Reprodução)
Assim como acontece no Waze, outro aplicativo da gigante da tecnologia, outros condutores que passarem pelo local poderão confirmar ou atualizar as informações sobre o incidente. Essas atualizações serão compartilhadas em tempo real nos dois aplicativos.
Tanto no Google Maps quanto no Waze, a novidade chega para aparelhos com sistemas Android e iOS, bem como para carros compatíveis com o Google, Android Auto e Apple CarPlay.
Além dessa novidade, a plataforma também ganha uma função para indicar a localização das entradas de um prédio, recurso que está em fase de testes há algum tempo. A ideia é facilitar o caminho e auxiliar o motorista que precisa deixar um passageiro no local.
Já para aqueles que passam horas rodando até encontrar um lugar para estacionar, o Maps passou a indicar os estacionamentos próximos. Vale lembrar que o Waze também possui uma funcionalidade que evita que o condutor fique circulando por um longo tempo até achar um local para parar o carro.
O novo recurso com informações de estacionamentos será liberado nas próximas semanas para aparelhos e veículos com os mesmos sistemas mencionados acima.
Novidades do Waze
Algumas melhorias também foram incorporadas ao Waze, outro app de navegação do Google. O destaque são os novos tipos de alertas para câmeras de fiscalização, que têm como objetivo evitar autuações por infrações como uso da faixa errada, excesso de velocidade, falta de uso do cinto de segurança e manuseio do celular ao volante.
A função está sendo liberada gradualmente para usuários de Android e iOS de todo o planeta.
O Waze também irá avisar o condutor sobre eventos programados que podem causar congestionamentos, como shows e partidas de futebol.
A última novidade do aplicativo é o envio de notificações com instruções de direção, alertas de perigo e atualizações de trânsito na tela de bloqueio. Ela será liberada em agosto para aparelhos com sistema Android e até o fim do ano para os usuários de iPhone.