Será o pretinho básico? Cores de carro mais queridas pelos consumidores em todos os continentes
A cor do veículo revela muito sobre os gostos de seu comprador, além de contribuir para o visual do carro; Saiba as preferências ao redor do globo.
Na hora de escolher um carro novo, um dos fatores a se observar é a cor. Ela vai além do gosto pessoal do comprador, uma vez que também contribui para a mensagem passada pelo modelo. Nesse sentido, é natural que algumas cores sejam as queridinhas dos motoristas. Assim, o Relatório de Cores da BASF, de 2023, aponta que a paleta de cores preferida do consumidor está passando por alterações consideráveis.
As chamadas acromáticas (também chamadas neutras: branco, preto, prata e cinza, no caso dos carros), geralmente escolhidas como base das cores automotivas, mudaram. O branco, apesar de manter a sua posição como cor mais popular entre os veículos leves, vem perdendo espaço para o preto. Ainda assim, as opiniões variam bastante ao redor do globo.
América do Sul
Ao que tudo indica, o público da América do Sul tem um perfil um pouco mais conservador quando se trata da escolha da cor do veículo. Prova disso é que a região teve grande parcela de cores acromáticas de 2023, onde 86% dos modelos vendidos eram nas cores brancas, pretas, prateadas ou cinzas. Na prática, essa é a maior proporção dessas cores em todas as regiões.
Diante desse cenário, as próprias montadoras criaram formas de destacar as cores acromáticas e, assim, mais veículos com efeitos nessas pinturas foram entregues. “Seja uma pérola, um floco de metal ou outro pigmento, os efeitos fazem com que a cor salte do veículo para os olhos de quem vê. Isso dá um toque especial que está se tornando cada vez mais popular”, afirmou Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF na América do Sul, ao Estadão.
Outros mercados
Quando se trata da Europa, Oriente Médio e África, a preferência é por cores acromáticas escuras, como o preto ou mesmo o cinza. Por lá, os modelos de luxo costumam trazer mais pigmentos de efeitos do que modelos comuns.
Contudo, dentro do continente europeu, há países com gostos específicos. É o caso da Alemanha, por exemplo, em que o tom favorito é o azul (11%) ou na Espanha e Reino Unido, regiões em que o vermelho e o laranja (9%) lideram, enquanto na França é o verde que está no topo do ranking (6%). Já a Itália tem um gosto maior pelas cromáticas (todas as cores que formam o círculo cromático), com um índice que chega a 30%.
Igualmente, a América do Norte repete a tendência de crescimento de 2% da Europa, Oriente Médico e África, ou seja, as cores acromáticas têm mais peso. Portanto, branco, preto, prata e cinza dominam. Ainda assim, há uma tendência de substituição do cinza por tons de prata. Apesar destes indicadores, a região apresentou a maior participação de carros vermelhos de 2023.
Ásia-Pacífico
Já quando se trata da região Ásia-Pacífico as cores cromáticas marcam forte presença. Tons naturais aumentaram, especialmente o verde, enquanto as claras se tornaram mais populares, como o cinza-claro e o prata.
*Com informações de Estadão