Corolla e Corolla Cross sumiram! Saiba por que a Toyota parou as vendas no Brasil
Vendas de Corolla e Corolla Cross estão suspensas, pegando brasileiros de surpresa.
A paralisação das fábricas da Toyota no Brasil começa a impactar diretamente o mercado automotivo. Apenas uma semana após a forte tempestade que destruiu a unidade de motores em Porto Feliz (SP), concessionárias em diferentes estados já relatam a falta de Toyota Corolla e Corolla Cross em seus estoques.
Em muitas lojas, as vendas foram oficialmente suspensas devido à ausência de previsão para novas entregas. De acordo com levantamento feito com mais de 50 concessionárias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Piauí e no Distrito Federal, a situação é praticamente unânime: os dois modelos produzidos em território nacional estão com estoque reduzido ou já esgotado.
Estoques baixos e vendas congeladas
No caso do Corolla sedã, fabricado em Indaiatuba (SP), a maioria das lojas ainda possui apenas algumas unidades da versão intermediária XEi, enquanto as opções híbridas e topo de linha já desapareceram das prateleiras.
Considerando que o modelo mantém uma média de 3 mil unidades vendidas por mês, os exemplares remanescentes devem acabar ainda nesta semana.
O cenário é ainda mais crítico para o Corolla Cross, produzido em Sorocaba (SP). Em várias concessionárias, o SUV médio já não pode ser encomendado em versões convencionais, restando apenas modelos blindados, com preços que ultrapassam R$ 330 mil. Em Brasília, vendedores já falam em prazos de espera que podem variar de 90 dias a 6 meses para novos pedidos.
Toyota Corolla Cross, um dos modelos que já sumiram das concessionárias devido a paralisação nas produções (Foto: Divulgação/Toyota)
Política de estoques reduzidos e seus impactos
Segundo fontes ligadas à fabricante, a Toyota adota uma estratégia de manter estoques sempre enxutos, prática que ajuda a evitar acúmulo de veículos e reduz a necessidade de promoções agressivas.
No entanto, essa política tem um efeito colateral: qualquer interrupção na produção afeta rapidamente a rede de concessionárias, deixando consumidores sem opções de compra.
Com a escassez, concessionárias já se preparam para intensificar as vendas de seminovos Corolla e Corolla Cross. A expectativa é de que modelos pouco rodados passem a se valorizar no mercado, já que a procura deve continuar alta, mas a oferta está limitada.
Impacto na produção nacional
Caso a produção das fábricas da Toyota não seja retomada ainda em 2025, estima-se que cerca de 30 mil unidades de Corolla e Corolla Cross deixem de ser produzidas, segundo análise da consultoria Alvarez & Marsal.
Isso não apenas reforça a pressão sobre os estoques das concessionárias, como também pode alterar o comportamento do consumidor no médio prazo, abrindo espaço para que concorrentes diretos ganhem mais participação de mercado.
Um futuro incerto para os best-sellers da Toyota
A ausência de previsão para normalização da produção deixa em aberto o futuro dos dois modelos que são verdadeiros pilares da Toyota no Brasil.
Enquanto o Corolla segue como o sedã médio mais vendido do país, o Corolla Cross ocupa posição de destaque entre os SUVs médios.
Agora, o consumidor que deseja levar um desses carros para a garagem terá que enfrentar filas de espera longas ou recorrer ao mercado de usados.
O caso mostra como a dependência de uma única fábrica pode impactar toda a cadeia automotiva. E, no curto prazo, a falta de Corolla e Corolla Cross promete mexer não só nos estoques, mas também nos preços do mercado nacional.