Corsa ainda existe? Veja o que aconteceu com um dos carros mais queridos do Brasil

Modelo icônico no mercado automotivo nacional estreou por aqui em 1994 e chegou a somar mais de 47 mil unidades vendidas em um ano.

Não há quem não se lembre do Chevrolet Corsa, um verdadeiro ícone da indústria automotiva nacional que foi um sucesso estrondoso de vendas desde sua estreia no Brasil. O modelo chegou por aqui em 1994 e em pouco tempo conquistou a preferência de milhares de compradores.

Desde a primeira família, a montadora oferecia versões hatch e sedã para atender um público mais amplo, mas ao longo dos anos, a eficiência e a tecnologia se tornaram um desafio. Sua história foi marcada por várias gerações e mudanças necessárias para continuar forte no mercado.

No auge de suas vendas, o Corsa atingiu a marca de mais de 47 mil unidades comercializadas em um ano, o que consagrou o pequeno carrinho como um favorito dos brasileiros. Embora nunca tenha chegado ao pódio da lista de mais vendidos do país, o Corsa é um dos principais representantes do conceito de “carro popular”.

Seu melhor ano foi 2003, quando conseguiu a nona posição no ranking nacional de emplacamentos, mas os números decepcionaram a General Motors, que tomou a decisão de descontinuar sua venda no Brasil para apostar em modelos mais adequados às demandas do mercado. Boa parte dos fãs do Corsa migrou para o Agile em 2010, e sua produção em São José dos Campos continuou até 2012.

Corsa ainda vive, mas elétrico

Novo Corsa (Foto: Divulgação/Opel)

Quem acompanha de perto a história do automóvel sabe que o compacto ainda está vivo no mercado, embora não seja mais fabricado no Brasil. Ele é produzido pela Opel na Alemanha e vendido no Reino Unido pela Vauxhall, uma das marcas do grupo Stellantis.

No Velho Continente, o Corsa está em sua sexta geração com opções híbridas-leves, a combustão e totalmente elétricas. A variante híbrida possui motor 1.2 de 100 cv ou 136 cv de potência, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Há ainda motores turbo a combustão que entregam de 100 cv a 130 cv, além de um propulsor 1.2 aspirado a gasolina de 74 cv.

O grande destaque é a versão elétrica, construída sobre a mesma plataforma do Peugeot e-208. O motor elétrico desenvolve 136 cv de potência, e a bateria garante uma autonomia de 357 km no ciclo WLTP. No topo de linha, o hatch elétrico tem 156 cv e 26,5 mkgf, além de alcance de 402 km.

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