Credencial Digital facilita estacionamento para idosos e PCDs no Brasil
Nova credencial digital de estacionamento facilita acesso a vagas exclusivas para idosos e PCDs, com validade vitalícia e abrangência nacional.
Desde o final de 2022, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) contam com uma credencial digital para uso em vagas de estacionamento exclusivas em todo o Brasil. A iniciativa visa simplificar o processo de obtenção e renovação, agora totalmente online.
A credencial digital, disponível no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), elimina a necessidade de impressão, embora esta seja recomendada por segurança. Anteriormente, cada estado ou município tinha sua própria burocracia e validade específica para renovação.
Funcionamento
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Agentes de trânsito e policiais utilizam um aplicativo que verifica a existência da credencial através da placa do veículo ou de um QR Code. A credencial digital é associada a um único veículo, mas pode ser alterada conforme necessário.
- Processo de cadastro
Para obter a credencial, basta acessar o Portal da Senatran. O processo é inteiramente digital, dispensando deslocamentos, e oferece a opção de versão impressa ou digital, via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
- Benefícios atingidos
Mais de 16 milhões de idosos que possuem ou já possuíram carteira de motorista são beneficiados. Além disso, aproximadamente 3,4 milhões de PCDs cadastrados também aproveitam a medida, que garante vagas exclusivas e facilita a mobilidade.
Veículos autônomos nos EUA: ceticismo e adaptação
Enquanto no Brasil o foco está na mobilidade para idosos e PCDs, nos Estados Unidos, a pesquisa da Associação Americana do Automóvel (AAA) revela ceticismo em relação aos veículos autônomos. Apenas 13% dos motoristas se sentem seguros para utilizá-los.
Por outro lado, a aceitação de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) é alta. Recursos como Frenagem Automática de Emergência (AEB) são desejados por 64% dos motoristas, indicando preferência por tecnologias que aumentam a segurança sem conduzir o carro autonomamente.
A AAA destaca que essas inovações devem focar em aprimorar a segurança do condutor. Após testes, observaram-se melhorias significativas na AEB, comprovando sua eficácia em velocidades de até 50 km/h.