Crianças a bordo: faça viagens de carro sem estresse com ESTAS dicas essenciais

Viajar de carro com as crianças pode ser incrível, mas também necessita de planejamento para um trajeto seguro e divertido para todos.

Com o período de recesso escolar, muitas famílias aproveitam para tirar férias e logo caem na estrada. A bordo de seus carros, cruzam o país em busca de diversão e um pouco de descanso. Apesar de ser uma experiência muito gostosa, viajar com criança requer planejamento. Além da escolha de destinos e atividades adequados à idade dos pequenos, é preciso tomar outros cuidados, como ter informações acerca do serviço de saúde ou mesmo entretenimento no local de destino.

Para que este processo seja ainda mais tranquilo, nós separamos algumas dicas essenciais para que a viagem seja só diversão.

Itens de segurança

Verifique se os itens de segurança estão em condições de viagem. Além disso, lembre-se de que crianças precisam ser acomodadas em cadeirinhas específicas ou mesmo bebê conforto. Nada de levar no colo! Além de colocar a vida da criança em risco, o ato é infração gravíssima.

Nesse sentido, a Resolução 277 indica que:

  • Bebê conforto – bebês até um ano ou 13 kg;
  • Cadeirinha – crianças de 1 a 4 anos ou peso entre 9 e 18 kg;
  • Assento de elevação – crianças de 4 a 7,5 anos;
  • Crianças de 7,5 anos até 10 anos (com mais de 1,45m de altura) podem viajar no banco traseiro com cintos de três pontos.  Se a altura ainda for inferior à indicada, é necessário usar o assento elevado.

Entretenimento

Principalmente se a viagem for longa, manter as crianças entretidas é peça fundamental. Desta forma se evita o tédio, birras e até mesmo brigas. Assim, prepare atividades, jogos, livros e filmes para distraí-los durante o percurso.

Antecipe-se!

Tenha em mãos um kit de primeiros socorros, além de água, roupas extras e itens de higiene. Fique atento às necessidades de cada criança e não se esqueça de quadros de alergias alimentares, medicamentos ou outros cuidados específicos.

Redobre o cuidado com alimentação. Doces, mingau e achocolatado, por exemplo, podem causar náuseas. Opte, então, por lanches leves e saudáveis.

Seja paciente

Durante uma viagem de carro com crianças a bordo, seja flexível e redobre a paciência. Se viajar é cansativo para os adultos, imagine para os pequenos. Por fim, esteja aberto a mudança de planos e adaptações no roteiro de viagem. O importante mesmo é todo mundo se divertir.

você pode gostar também