Crise dos chips; Corolla, Polo e Virtus perdem itens multimídia

Os crise global dos chips semicondutores continua afetando fortemente a indústria automobilística. Corolla, Polo e Virtus já os prejudicados da vez.

Volkswagen e Toyota continuam sofrendo as consequências da escassez global de chips semicondutores. Esse problema tem atormentado a indústria desde 2020 ano se arrastará ao longo de 2021. Especialistas inclusive indicam que a produção e as vendas para 2022 serão afetadas.

As montadoras, forçadas pela pandemia COVID-19 a fechar fábricas no ano passado, enfrentam forte concorrência da crescente indústria de eletrônicos para entregas de chips, atingida por uma série de interrupções na cadeia de suprimentos durante a pandemia.

Os automóveis estão cada vez mais dependentes de chips. Itens como o gerenciamento computadorizado de motores para melhor economia de combustível e recursos de assistência ao motorista, como frenagem de emergência, dependem desses produtos.

Famintos por chips, as montadoras concentraram a produção em modelos de margem mais alta de lucro e se beneficiaram dos preços mais altos dos veículos em meio a estoques baixos para os consumidores.

O diretor financeiro da Stellantis, Richard Palmer, disse na terça-feira que a quarta maior montadora do mundo não esperava que o fornecimento de chips melhorasse antes do quarto trimestre, com uma perda total de produção projetada de cerca de 1,4 milhão de veículos em 2021.

VW e Toyota

A Toyota, que até agora foi relativamente menos afetada pela escassez de chips do que alguns de seus concorrentes graças às fortes relações com seus fornecedores, também alertou que o segundo semestre será mais desafiador para a montadora.

Para se ter uma ideia, o Corolla teve que trocar sua mídia de 8 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Agora o veículo usa uma tela de 10 polegadas, sem o sistema de conectividade.

Já no caso da VW foi pior. O Polo e o Virtus perderam o infotainment Composition Touch. Esse é o sistema de entretenimento da VW. As versão afetadas foram:

  • Polo 1.0 MPI
    Polo 1.6 MSI
    Virtus 1.6 MSI

Os clientes que quiserem incluir o sistema nos seus carros vão ter que pagar salgados R$ 1.820.

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