Cuidado ao estacionar na rua! Ladrões estão levando esse 5 itens em questão de segundos
Os furtos de veículos, mesmo quando estão no seguro, sempre geram muita dor de cabeça e burocracia para o proprietário.
Estacionar o carro na rua é sempre um risco de ter o veículo furtado ou roubado em poucos minutos. Principalmente nas grandes cidades brasileiras, onde a criminalidade está em alta. Entretanto, estacionar na rua não envolve apenas o risco de ter o carro em si levado.
Há também o risco de ter algum item do carro furtado, o que pode gerar muito prejuízo.
Portanto, sempre que possível, vale a pena pagar por um estacionamento particular para ter mais tranquilidade. A seguir, veja cinco itens entre os mais visados pelos ladrões de carro.
1- Calotas
Especialmente para os carros mais antigos, as calotas sempre chamam a atenção dos ladrões, pois valem muito no mercado paralelo e são itens fáceis de serem retirados. Isso sem contar os símbolos que ficam em algumas calotas, os quais também têm valor.
Neste caso, é sempre um risco deixar o carro nas vias públicas. Por lá, os criminosos podem levar o produto sem muito esforço.
2- Acabamentos do carro
Aqueles itens, como frisos e borrachas laterais dos veículos, muitos de fábrica, também chamam a atenção dos criminosos. Até porque muitos desses suspeitos furtam para depois trocar por drogas.
Desta maneira, tudo o que é destacável e até mesmo peças dos espelhos retrovisores estão se tornando alvos dos ladrões nas grandes cidades. As cidades do interior, porém, também não estão livres disso.
3- Catalisador
Esse item que compõe o escapamento do veículo também é alvo de bandidos, e não apenas no Brasil. Há relatos de que, na Europa, eles estão levando os catalisadores de veículos híbridos, pois têm uma durabilidade maior.
Neste caso, quando deixar o carro estacionado, é importante sempre verificar se está tudo em ordem ao voltar. Assim, não haverá o risco de dirigir sem o catalisador.
4- Rodas esportivas
Um item que é alvo dos bandidos, principalmente no Brasil é a roda esportiva, especialmente as de liga leve. Elas custam caro e chamam a atenção dos bandidos em todos os lugares.
Inclusive, já houve muitos casos de proprietários que encontraram o carro preso em um cavalete e intacto, apenas sem as rodas, que já haviam sido levadas pelos criminosos.
5- Faróis
Especialmente nos carros de luxo, os faróis também estão se tornando alvos de furtos, e a reposição não é barata. Atualmente, uma das marcas mais vulneráveis é a Porsche, mas isso também se aplica a outras marcas.
Assim, estacionar o carro nas ruas é sempre motivo de preocupação para os donos de veículos premium, e o prejuízo costuma ser grande.