Cuidado com a multa! Insulfilm “fora da lei” é infração de trânsito
Regras para uso de película automotiva mudaram em Janeiro de 2023. Irregularidade pode resultar em multas; Saiba como evitar.
O uso de película automotiva, o famoso insulfilm, passou por adequações pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As novas regras estão em vigor desde janeiro de 2023 e é sempre bom lembrar quais são as mudanças para evitar possíveis multas ou percalços.
Atualizações
Uma das mudanças previstas pelo Contran trata do percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película. Se antes o limite era de 75%, agora, segundo a resolução 989/2022, é de 70% de transparência, independente da cor do material.
A regra vale para as principais áreas que impactam na visão do motorista. Dentre elas está o para-brisa, por exemplo. Já quando se trata dos vidros traseiros, não houve alteração. O mínimo segue em 28%. Além disso, películas com bolhas precisam ser retiradas.
Proibições
As novas regras também proíbem o uso de alguns tipos de película automotiva. É o caso da refletiva ou opaca, uma vez que impedem a passagem de luz. Nesse caso, ela é proibida em todos os vidros do veículo. A exceção são vidros do teto e blindados.
Multas
Películas automotivas fora das regras determinadas pelo Contran podem gerar multa. A infração é de nível grave, ou seja, o condutor está sujeito a multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Outro fator importante é que o veículo pode ficar retido, caso não seja possível retirar o insulfilm no local da averiguação.
Tipos de película
Quando se trata da aplicação do insulfilm, as empresas preferem não falar sobre o custo. Afinal, o valor é flutuante e depende também da área envidraçada do automóvel.
Além disso, a instalação da película leva em consideração as tonalidades (G5, G20, G35, G50 e G70), assim como os tipos existentes, que possuem variação de qualidade, espessura e marca. Dessa forma, o proprietário do automóvel pode escolher desde películas econômicas até modelos antivandalismo.
Por fim, também há opções de películas de carbono e cerâmica. Essa última é o que tem a mais alta qualidade do mercado, uma vez que não contém metal ou corante.