Cuidado! Consumo de combustível muito otimista pode enganar
Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro traz dados importantes que precisam ser avaliados com cuidado.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou recentemente os dados da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), importante fonte de informação sobre veículos do país. Os dados trazem, por exemplo, o consumo de combustível dos carros vendidos no Brasil.
Apesar da relevância do programa, o consumidor deve observar a tabela com cuidado para não se deixar enganar por números aparentemente impressionantes. A cautela é especialmente necessária quando se fala dos modelos híbridos.
Um dos destaques do último PBEV, o sedã híbrido plug-in BYD King é um modelo chinês com consumo impressionante que foi amplamente comparado ao Toyota Corolla Hybrid, um sedã híbrido completo.
O problema é que a interpretação da tabela está errada na maioria dos casos.
BYD King (Imagem: Divulgação/BYD)
Erro ao analisar dados de consumo
Em algumas publicações nacionais, foi informado que o BYD King tem consumo médio de 44,2 km/l (quilômetros por litro) com gasolina na cidade, enquanto o Toyota Corolla híbrido faz apenas 18,5 km/l nas mesmas condições. Os dados em si não estão incorretos, mas existe um equívoco aqui.
A distância indicada pelo Inmetro não é medida em km/l, e sim em km/l (quilômetros por litro elétrico), uma conversão feita exclusivamente para medir a eficiência de carros elétricos e híbridos plug-in. Em outras palavras, esse consumo diz respeito apenas ao consumo energético do carro quando em modo totalmente elétrico.
O BYD King, por exemplo, tem uma bateria maior e pode rodar de 32 a 80 km no modo elétrico. Basicamente, esse dado serve para comprovar que os motores elétricos são bem mais eficientes do que aqueles a combustão.
No caso do Toyota Corolla, que é um híbrido pleno, a autonomia na função 100% elétrica é de apenas dois km, e o consumo de combustível na cidade fica em torno de 18,5 km/l. Usando esse mesmo parâmetro de aferição, o King alcança marcas de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
Portanto, é preciso ficar atento ao fazer comparações referentes ao consumo de combustível de modelos eletrificados.